Órfãos do feminicídio: Ibaneis diz que fará ajustes finais em projeto
Projeto do GDF prevê o pagamento de auxílio financeiro a órfãos do feminicídio no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse nesta sexta-feira (25/8) que fará os ajustes finais no projeto de lei que determina o pagamento de auxílio financeiro a órfãos do feminicídio no Distrito Federal. Na noite de quinta (24/8), o DF registrou o 25º crime do tipo, na Estrutural.
“Vamos fazer a parte da regulamentação do projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa (CLDF), para que a gente possa fazer o cadastro dessas crianças que estão em situação de abandono por causa do feminicídio”, disse Ibaneis.
“Queremos amparar todos eles dando uma nova condição. Agradecemos a todos os deputados distritais pela agilidade na aprovação desse projeto que encaminhamos na semana passada e foi aprovado” destacou o chefe do Palácio do Buriti durante agenda em Santa Maria.
O governador lamentou o caso mais recente. “É um crime muito triste que continua ocorrendo na nossa cidade. Essa 25ª vítima já tinha feito suas denúncias e, mesmo assim, aconteceu esse trágico crime”, disse.
“Esperamos conseguir encerrar essa pauta do feminicídio no Distrito Federal. Estou trabalhando junto com o secretário de Segurança e estamos fazendo uma reestruturação dentro da pasta para dar mais atenção às vítimas”, acrescentou Ibaneis.
Escola Técnica
O governador inaugurou a Escola Técnica (ET) de Santa Maria. A unidade é a segunda entregue nesta gestão, que já inaugurou a unidade de Brazlândia em 2021.
Com investimento de R$ 15,2 milhões, a unidade de Santa Maria tem 12 salas de aula, laboratórios, depósitos de materiais, secretaria, recepção, sala de professores, diretoria, salas de coordenação, auditório, biblioteca, bloco de serviços e vivências com refeitórios e vestiários para funcionários, além de uma quadra poliesportiva coberta.
A estrutura poderá atender cerca de 4 mil alunos e o modelo da escola segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“Estamos fazendo um trabalho muito forte na educação do Distrito Federal com a ampliação das nossas escolas e a construção de novas unidades. O ensino técnico dá uma oportunidade para esses jovens de se inserir no mercado de trabalho. Essa escola foi entregue com toda estrutura necessária para que a gente possa trazer desenvolvimento à população de Santa Maria”, pontuou.
Por volta das 12h, o emedebista também entregou a obra de restauração da DF-180, na Ponte Alta do Gama, via de ligação da BR-060 em direção à DF-290.