metropoles.com

Órfãos do Feminicídio: DF cria assistência a crianças que perderam mãe

O programa assegura acesso à moradia, educação, saúde e assistência social e outras garantias para quem perdeu a mãe de forma violenta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Violência contra a mulher
1 de 1 Violência contra a mulher - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) criou, nesta sexta-feira (6/8), o programa Órfãos do Feminicídio, para assegurar assistência e proteção integral de crianças e adolescentes que perderam as mães em casos de feminicídio no DF.

A Lei N° 6.937/2021, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), determina a obrigatoriedade de comunicação pela Polícia Civil, ao Conselho Tutelar competente, do nome completo e da idade de crianças e adolescentes dependentes de vítimas de feminicídio para que sejam acompanhados pelo poder público com acesso à moradia, educação, saúde e assistência social e outras garantias.

O programa garante atendimento em grupo terapêutico ou individual, das crianças e seus responsáveis legais, que será realizado de forma integrada entre os Centros de Referência Especializados em Assistência Social e os serviços que compõem a Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência e o Sistema de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Lei do Feminicídio

Desde 2015, quando entrou em vigor a Lei do Feminicídio (Lei 13.104/15), o Distrito Federal registrou 137 órfãos desse tipo de crime, dos quais 60,8% são crianças; 39,2%, adolescentes e 36,2% perderam a mãe e o pai, que foi preso ou cometeu suicídio em seguida ao crime.

De acordo com o relator da CPI do Feminicídio e autor da nova Lei, deputado Fábio Felix, a falta de suporte às famílias atingidas pela violência de gênero é uma das consequências mais graves do assassinato de mulheres. “Visitamos famílias que nunca receberam qualquer suporte, seja jurídico ou socioassistencial, por parte do poder público. São crianças e adolescentes que passam por um trauma dessa natureza e ainda ficam desassistidos pelas políticas públicas”, alega o parlamentar.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?