metropoles.com

Operação Zelotes: PF cumpre mandados no DF e Rio de Janeiro

Investigações apontam participação de um novo conselheiro do Carf no esquema e de escritórios de advocacia. Prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 6 bilhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Federal
operacao-fim-da-linha_INSS_Maranhao-_04082015_02
1 de 1 operacao-fim-da-linha_INSS_Maranhao-_04082015_02 - Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou a 3ª etapa da Operação Zelotes na manhã desta quinta-feira (8/10) e está cumprindo sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco no Distrito Federal e dois no Rio de Janeiro. As medidas judiciais foram concedidas pela 10ª Vara Criminal Federal do DF.

Segundo a PF, as investigações revelaram a participação de novos envolvidos no esquema de pagamento de propina para integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. Indícios apontam a participação de um novo conselheiro no esquema e de escritórios de advocacia ligados a ele.

O grupo agia para anular ou reduzir dívidas tributárias de empresas com a Receita Federal. Até agora, a PF calcula um prejuízo de R$ 6 bilhões aos cofres públicos.

 

Vários crimes
A operação Zelotes teve início há sete meses para apurar a prática dos crimes de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro, ocorrida em decorrência de negociações escusas realizadas em processo administrativos de interesse Carf.

Já ficou comprovado que conselheiros e funcionários do órgão defendiam interesses privados, em detrimento da União, e ainda, valendo-se de informações privilegiados, realizavam captação de clientes por meio de “escritórios de assessoria, consultoria ou advocacia”, que ofereciam “serviços e facilidades” em julgamentos dentro do conselho.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?