metropoles.com

Grilagem insistente: DF Legal remove invasão pela quarta vez em um ano

Esta é a quarta vez em um período de um ano que o DF Legal atua no local, que é constantemente alvo de grileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Operação do DF Legal combate terras irregulares do DF
1 de 1 Operação do DF Legal combate terras irregulares do DF - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) realizou, nesta segunda-feira (27/11), mais uma operação de combate ao parcelamento irregular do solo, dessa vez no Núcleo Rural Alagado da Suzana, no Gama. Esta é a quarta vez em um período de um ano que a pasta atua no local, que é definida como Área de Proteção de Manancial (APM) do Córrego Crispim. Além da operação, a secretaria irá oficiar a Delegacia de Combate a Ocupação do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema) para tentar identificar os grileiros.

Na operação, que contou com a participação da Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Neoenergia, Caesb e Novacap, foram desconstituídos quase sete quilômetros de cercas de madeira e arame farpado, 400 metros de arruamentos, desligadas duas ligações clandestinas de energia, tapadas duas fossas sépticas e demolidas uma estrutura em madeira, uma em alvenaria, um barraco precário e um cercamento com tela.

Veja imagens da operação:

Importante frisar que para a ocupação de terras rurais, é necessário cumprir com requisitos legais e outorga da Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR), o que não ocorreu neste caso.

Reocupação insistente

O DF Legal começou com as operações na área em outubro do ano passado, quando 14 barracos precários e quatro edificações em alvenaria desabitados foram demolidos. Os grileiros, no entanto, insistem em reocupar o espaço próximo à Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) e a uma estação de captação da Caesb.

Por duas vezes, em abril, a secretaria esteve novamente no local e descaracterizou mais de 100 lotes demarcados de maneira irregular.

Diante da reiterada conduta dos invasores, a DF Legal irá oficiar a Dema para apuração do crime de parcelamento irregular e dano ambiental.
Só entre janeiro e outubro deste ano, no Gama, a pasta realizou 22 operações e desobstruiu 2.803.970m² de área pública. Em todo o DF são 712 operações e 8.870.040m² de espaço público liberados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?