metropoles.com

Operação prende estelionatários após golpe do falso site de viagens

Operação integrada das Policias Civis do Distrito Federal e do Maranhão prendeu sete suspeitos, sendo 2 do DF e 5 de Imperatriz (MA)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de hacker - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de hacker - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um grupo de estelionatários digitais que praticavam o golpe do falso site de viagens para enganar vítimas em todo Brasil foi alvo de uma operação conjunta das polícias civis do Distrito Federal (PCDF) e do Maranhão (PCMA), na manhã desta quinta-feira (26/9).

Durante a operação, os policiais cumpriram 10 mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão, além de medidas de sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias dos investigados, que também são suspeitos de praticar o crime de lavagem de dinheiro.

A ação contou com a participação das Delegacias Especiais de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da PCDF e da PCMA, que atuaram de forma coordenada no DF e na cidade de Imperatriz (MA), onde foram presos, respectivamente, dois e cinco suspeitos.

A operação também apreendeu documentos e dispositivos eletrônicos em posse do grupo, além de bloquear contas bancárias vinculadas aos investigados.

Os sete suspeitos presos preventivamente poderão responder pelos crimes de fraude eletrônica, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com pena máxima de 26 anos.

Golpe do falso site de viagens

As investigações tiveram início após várias vítimas registrarem ocorrências após terem realizado uma transferência via pix em um site de compra de passagens aéreas, que apenas após a transferência perceberam se tratar de um site falso.

Os criminosos usavam o endereço online fraudulento para enganar as vítimas e receber transferências nas contas sob controle dos estelionatários digitais.

Ainda, após receberem os valores, uma divisão do grupo criminoso depois utilizava contas bancárias de “laranjas” para recebimento e movimentação dos valores obtidos de forma ilícita.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?