metropoles.com

Vídeos: operação na Ponte Alta tem derrubadas, bombas de gás e balas de borracha

Ao menos duas pessoas passaram mal e uma ficou ferida após levar um tiro de bala de borracha, durante operação da DF Legal e da PMDF na área

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
Manifestante - Metrópoles
1 de 1 Manifestante - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Policiais militares do Distrito Federal usaram bombas de gás e de efeito moral contra manifestantes contrários à derrubada de lotes na Ponte Alta do Gama, nesta terça-feira (1º/8).

Moradores protestaram e atearam fogo em pneus, na Avenida Buritis, para impedir uma operação da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) para a demolição de imóveis.

Ao menos uma mulher e um homem passaram mal, devido à ação, e o manifestante precisou, inclusive, ser levado para o hospital. Além disso, um homem se feriu após ser atingido por uma bala de borracha (foto abaixo) disparada pela PMDF.

Veja imagens:

Homem - Metrópoles

 

 

Duas versões

Representantes dos moradores da região argumentaram que o governo local pretendia regularizar a área e que fariam uma manifestação pacífica. Além disso, a população mencionou não ter havido mandado judicial apresentado para execução das derrubadas.

No começo da operação, a DF Legal informou que o Batalhão de Choque da Polícia Militar (PMDF) havia sido acionado para a desobstrução da via e que a operação visava combater o parcelamento irregular do solo.

Por volta das 17h50, a DF Legal divulgou um balanço da operação, que, segundo a pasta, mirou dois pontos onde haviam montado condomínios irregulares.

“A área objeto da operação não é passível de regularização, porque se encontra às margens da Área de Regularização de Interesse Específico (Arine) da Ponte de Terra”, destacou a secretaria.

A ação na área do Núcleo Rural Casa Grande/Ponte Alta ocorreu em cumprimento a ordem judicial da Vara do Meio Ambiente, em virtude de parcelamento irregular do solo e ocupação de imóveis pertencentes à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). “Foram removidos arruamentos, muros, cercas, além de edificações desabitadas e ainda em construção”, informou a pasta.

Ao longo de 2022, a pasta promoveu 14 operações na área. Até julho deste ano, o total chegou a 13. “Cabe destacar que a ação de hoje é uma continuidade das ações rotineiras da DF Legal na região, intensificadas no início do ano passado.”

Em nota, a PMDF informou que houve resistência por parte dos manifestantes e que o Batalhão de Policiamento de Choque da corporação controlou a situação, para que a DF Legal continuasse os trabalhos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?