metropoles.com

Operação de limpeza da orla do Lago Paranoá deve terminar nesta sexta (4/12)

Próximo passo será o plantio de mudas típicas do cerrado nas áreas afetadas. Pavimentação de trilhas e ciclovias, iluminação e cercamento dos locais também estão previstos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caroline Bchara/Metrópoles
limpeza-orla
1 de 1 limpeza-orla - Foto: Caroline Bchara/Metrópoles

Começam a aparecer os primeiros sinais de que a orla do Lago Paranoá poderá ganhar infraestrutura em breve. Até sexta-feira (4/12), todos os lotes que passaram pelo processo de desobstrução devem estar limpos. Na última segunda-feira (30/11), os órgãos do GDF deram início a uma operação nas áreas desobstruídas na QL 12 do Lago Sul, que visa preparar os espaços para a revitalização da orla.

A ação inclui o plantio de plantas típicas do cerrado, pavimentação de trilhas e ciclovias, iluminação e o cercamento dos locais – que ocorrerá após o cultivo das mudas. Os espaços passarão a ter horário de funcionamento, assim como os parques regidos pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Nesta fase de limpeza, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) trabalha para nivelar o terreno, derrubar os deques e retirar restos de obra provenientes da primeira etapa das derrubadas. As piscinas que ficaram em áreas desobstruídas também estão sendo aterradas para evitar possíveis focos do mosquito da dengue.

Revegetação
As plantas escolhidas são 155 mil mudas de espécies nativas do cerrado, que estão no Jardim Botânico. Elas estão prontas para serem plantadas nos locais limpos, em operação que deve ter início na semana que vem.

Áreas sem destino
Os espaços aguardam a elaboração do Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad), que vai estabelecer as diretrizes do que poderá ser feito e como se dará a ocupação. A ideia do governo é permitir que quiosques e pequenas atividades vinculadas ao lazer sejam instaladas nos espaços.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?