metropoles.com

Operação da PCDF e do MP cumpre 25 mandados contra célula do PCC

Investigadores cumpriram as ordens judiciais contra a organização criminosa no Distrito Federal, em Goiás, São Paulo e no Piauí

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
Operação contra o PCC
1 de 1 Operação contra o PCC - Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil do DF (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (9/6), operação contra célula do Primeiro Comando da Capital (PCC), com atuação na capital federal e na região do Entorno. Durante a Operação Tríade, houve a apreensão de drogas e de uma arma.

Veja imagens da operação:

 

3 imagens
1 de 3

PCDF/Divulgação
2 de 3

PCDF/Divulgação
3 de 3

PCDF/Divulgação

No total, a 3ª Vara Criminal de Brasília expediu 14 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas no Distrito Federal, em Goiás, São Paulo e no Piauí contra integrantes da facção. Alguns estavam em liberdade e havia lideranças que se mantiveram em continuidade delitiva, embora recolhidos em unidades prisionais.

A Operação Tríade é resultado do monitoramento realizado ao longo de, aproximadamente, um ano de investigação, permitindo a identificação de pelo menos 21 integrantes da organização criminosa, responsáveis por práticas criminosas diversas e por estabelecer as condições para o desenvolvimento e a expansão do grupo no Distrito Federal.

A ação foi nomeada em alusão à tríade de comunicação orquestrada pela facção para garantir a articulação dos integrantes presos no sistema penitenciário distrital com o meio externo, diante das dificuldades de ingresso de aparelhos celulares nas unidades prisionais. Dessa forma, a coordenação entre integrantes responsáveis pelas sintonias da “Geral da Fora do Ar”, “Geral das Trancas” e “Geral dos Apoiadores” foi o ponto de partida das apurações.

As investigações foram conduzidas pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da PCDF (Decor/PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Os policiais contaram com o apoio dos Promotores de Justiça do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Nupri/MPDFT) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPDFT).

A ação repressiva contou, ainda, com o apoio das polícias civil dos estados de Goiás, São Paulo e Piauí, além da Divisão de Operações Especiais (DOE) da PCDF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?