metropoles.com

Ônibus quebrado: cidade do Entorno do DF pede novas empresas para ANTT

Município também planeja recorrer na Justiça contra o aumento das passagens para os passageiros que todos os dias vão ao DF trabalhar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Passageiros - Metrópoles
1 de 1 Passageiros - Metrópoles - Foto: Reprodução

Após cenas de ônibus quebrados e desconforto dos passageiros, a Prefeitura de Planaltina de Goiás (GO), município do Entorno do Distrito Federal, solicitou a entrada de novas empresas na cidade, nesta quarta-feira (17/5).

Assista:

4 imagens
A situação precária de ônibus da linha interestadual Brasília-Planaltina (GO) tem prejudicado a rotina de quem precisa fazer esse trajeto diariamente
No mesmo dia, outro coletivo da frota quebrou, o que causou revolta e fez os usuários depredarem o transporte
Vídeo mostra as janelas em pedaços
1 de 4

Passageiros tiveram de empurrar um dos veículos da empresa Amazônia Inter após ele quebrar durante viagem

Reprodução
2 de 4

A situação precária de ônibus da linha interestadual Brasília-Planaltina (GO) tem prejudicado a rotina de quem precisa fazer esse trajeto diariamente

Reprodução
3 de 4

No mesmo dia, outro coletivo da frota quebrou, o que causou revolta e fez os usuários depredarem o transporte

Reprodução
4 de 4

Vídeo mostra as janelas em pedaços

Reprodução

O ofício foi encaminhado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além disso, o município pretende recorrer novamente contra o aumento das passagens de ônibus.

“Solicitei a autorização para outras empresas serem aptas a transportar o nosso povo para o Distrito Federal. Porque o transporte hoje é de má-qualidade”, afirmou o prefeito Cristiomario de Sousa Medeiros (PSL).

Segundo o prefeito, a empresa responsável pelo município, a Amazônia Inter, aparentemente, não possuiria ônibus suficientes para atender à população.

Histórico

Na segunda-feira (15/5), passageiros tiveram de empurrar um dos veículos da empresa Amazônia Inter, após ele quebrar durante viagem. Outro coletivo quebrou, o que causou revolta e fez os usuários depredarem o transporte.

Na terça-feira (16/5), um terceiro veículo da empresa teve uma pane que colocou os passageiros em risco, devido a um princípio de incêndio.

No momento do ocorrido, as portas e as saídas de emergência não funcionaram, e os usuários precisaram quebrar as janelas para sair do ônibus.

Após revogar a liminar que suspendia o aumento da passagem, a ANTT reajustou em 12% a tarifa dos ônibus que cobrem o trecho. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17/5).

Confira os contatos da Ouvidoria da ANTT:

  • WhatsApp: 61 996-884-306
  • Telefone: 166
  • E-mails: ouvidoria@antt.gov.br e ouvidoriasemiurbano@antt.gov.br (exclusivo para passageiros do transporte rodoviário interestadual semiurbano entre Goiás e DF)

Outro lado

O Metrópoles tentou contato com a ANTT. O órgão argumentou que assim que receber o teor do pedido da prefeitura por mais empresas fará a análise e se manifestará ao município.

Com relação a recursos judiciais, a manifestação da ANTT será perante à Justiça. Sobre o aumento, a agência lembrou que as tarifas entre DF/GO estavam sem reajuste há dois anos.

“A atualização tarifária é um direito das empresas, que precisa ocorrer anualmente para manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Diante disso, foi preciso recompor o aumento nos componentes dos índices de reajustes, como combustível, que chegou a 48,281%; óleo lubrificante, que atingiu 49,958%; pneus, que subiu mais de 100% só em 2021; IPCA acumulado, que 16,43% em dois anos; entre outros”, justificou a agência, por nota.

A reportagem também buscou contato Amazônia Inter, mas não conseguiu. O espaço segue aberto para manifestações.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?