ONG do DF apoia Ibama em resgate de 13 cães vítimas de maus-tratos
Organização ajudou no resgate de animais em uma residência situada em Cristalina (GO). Alguns cães tinham ferimentos graves
atualizado
Compartilhar notícia
Trezes cães vítimas de maus-tratos foram resgatados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Cristalina (GO), neste domingo (2/5).
“A situação dos animais é horrível”, afirmou a advogada e integrante do Projeto Adoção São Francisco Ana Paula de Vasconcelos. Após a apreensão do Ibama, os animais foram encaminhados para tratamento veterinário.
“São 13 cães, alguns pitbulls, outros sem raça definida. Tem muito animal machucado, animal com estado de caquexia (perda de tecido adiposo e músculo ósseo). Quando chegamos, os animais estavam presos nessas jaulas”, contou Ana Paula.
O Projeto Adoção São Francisco é uma ONG com foco na proteção dos animais e vai custear o primeiro atendimento dos cães apreendidos. Na sequência, os animais passarão para cuidados de protetores independentes.
Veja a situação dos animais:
Segundo a ONG, o dono dos animais foi preso na terça-feira (27/4) por violência doméstica contra a mãe. Após o episódio, o meio-irmão do acusado foi até a residência para apoiar a mãe e se deparou com a situação dos cães.
“Situações como essa compravam a Teoria do Link. Ou seja, aqueles que maltratam animais são criminosos em potencial”, cravou Ana Paula.
“Ele (o irmão) se deparou com a situação e resolveu denunciar”, contou. Os laudos com o estado de saúde dos animais serão encaminhados para as autoridades. Desta forma, o dono também deverá responder por maus tratos.
Quem quiser apoiar na recuperação dos cães, pode entrar em contato com o Projeto Adoção São Francisco pelo telefone: (61) 98215-4751.