Olho vivo. TCDF terá acesso a licitações e folha de pagamento do GDF
Corte de Contas e Executivo local firmaram parceria, nesta segunda-feira (29), para facilitar fiscalização dos recursos do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) terá acesso aos contratos, licitações e gastos com pessoal do GDF. A medida, tomada para tornar mais rigorosa a fiscalização, foi assinada nesta segunda-feira (29/1), no Palácio do Buriti.
O termo de cooperação técnica de compartilhamento dos dados do GDF abre ao TCDF os dados mais importantes e de maior volume do Executivo local. “Vamos garantir que o tribunal acesse de forma compartilhada os dados do Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo) e as ações do GDF”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). “A intenção é aumentar a transparência e dar mais agilidade para o tribunal nos ajudar a controlar os procedimentos e garantir boa utilização dos recursos públicos”, complementou.
Celeridade
Para a presidente do TCDF, Anilcéia Machado, a parceria vai dar mais clareza às despesas e gastos do governo, além de reduzir a burocracia. “O acordo dá celeridade e confiabilidade às ações do TCDF. Permite uma auditoria permanente dos dados, na folha de pagamento, que possibilita uma garantia maior ao servidor. Vamos acompanhar ainda as licitações, contratos e convênios”, disse.
Abrir os dados do Siggo para entidades e empresas foi uma promessa de campanha de Rollemberg. Até o momento, ele intensificou as informações do Portal da Transparência, criou o Conselho de Transparência, com 100% de composição da sociedade civil. “Estamos aprofundando esse cumprimento da promessa de campanha. Temos previsão de ampliar a transparência. Tudo que pudermos radicalizar para a população acompanhar os gastos públicos, nós faremos”, disse Rollemberg.