metropoles.com

“Olha a promoção”, diz assaltante ao escolher carros para roubar no DF

Foram cumpridos nesta terça-feira três mandados de prisão preventiva em desfavor dos autores do roubo de um veículo de luxo, em Samambaia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Vídeo
carros
1 de 1 carros - Foto: Reprodução/Vídeo

Especializados em roubar e adulterar veículos de luxo, criminosos presos pela Divisão de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos da Polícia Civil (Corpatri/PCDF) trocavam mensagens para escolher os carros que seriam alvos da quadrilha. Em uma das conversas interceptadas pela polícia, os investigados chegaram a falar que os automóveis estavam em “promoção”. O grupo foi alvo da Operação Linha de Frente, deflagrada nesta terça-feira (28/9).

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva em desfavor dos autores do roubo de um veículo de luxo, em Samambaia, no início do ano, além de dois mandados de busca e apreensão. O grupo preso contava com o auxílio de dois comparsas para adulterar os sinais identificadores do carro.

A conversa obtida pelos investigadores mostra um dos suspeitos fazendo chacota ao selecionar os veículos que seriam roubados. “Olha a promoção, meu mano. Aqui na rua de casa”, diz a mensagem. O interlocutor responde, perguntando “como é que pega”. O assaltante, então, pondera afirmando que o carro é de um conhecido e que ele não poderia roubá-lo. Também acrescenta que na rua onde mora sempre tem veículos caros, citando como exemplo duas caminhonetes.

Veja os diálogos:

2 imagens
1 de 2

2 de 2

A ação da polícia é desdobramento da Operação Marco Zero, deflagrada em agosto. À época, os policiais identificaram e prenderam uma organização criminosa responsável por diversos roubos e furtos de veículos na capital federal. Parte dos investigados era especializada em adulterar os sinais identificadores dos automóveis para garantir a ocultação da origem ilícita.

A investigação demonstrou que a organização era estruturada em três núcleos. O primeiro, formado pelos líderes, teria a função de planejar e organizar os roubos, escolhendo os veículos, os participantes do crime, assim como definindo a destinação dos carros subtraídos.

O segundo núcleo, composto pelos executores, teria a missão de, efetivamente, praticar os roubos. No terceiro núcleo estavam os adulteradores dos sinais identificadores dos veículos, os quais, dentro do esquema, eram responsáveis por viabilizar a circulação e comercialização dos carros.

Os infratores presos na manhã desta terça podem receber pena de até 10 anos de reclusão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?