Oito cachorros são envenenados com chumbinho na Vila Planalto
Donos dos animais ainda não sabem o motivo do crime. Lei prevê um ano de pena
atualizado
Compartilhar notícia
Oito cachorros foram envenenados na Vila Planalto nos últimos seis meses. Entre eles, o rottweiler Xogum, que morreu na última sexta-feira (3/6) ao comer uma salsicha contaminada com chumbinho. Segundo relato do dono do animal, o professor de educação física Rodrigo Aguiar, a comida foi arremessada para dentro da casa.
Desesperado, o dono perguntou aos vizinhos e descobriu que outros dois cachorros morreram do mesmo jeito. Outros cinco animais conseguiram sobreviver — três deles não chegaram a ingerir o alimento porque estavam presos.Rodrigo foi à 5ª Delegacia de Polícia e foi orientado a procurar a Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA). “O funcionamento lá é apenas em horário comercial. Por falta de tempo, vou registrar a queixa nesta quarta (8/6)”, conta Rodrigo.
Modus operandi
“Os ataques foram feitos a cachorros de todos os portes. Inclusive um filhotinho foi morto. Não acredito que seja vingança. O Xogum nunca fez mal a ninguém. Ele é tranquilo. Moro aqui desde criança e nunca tive problema nenhum”, lamenta Rodrigo.
O professor acredita que a única coisa que poderia irritar alguém é o barulho dos latidos dos cachorros. “Cara, cachorro late. É normal. Não era nada demais”, lembra.
De acordo com os relatos, o modus operandi do criminoso era arremessar salsichas envenenadas para os animais. Um dos donos encontrou o alimento no quintal e confirmou que havia chumbinho dentro dele. O Artigo 32 da Lei 9.605 prevê pena de três meses a um ano, além de multa, para quem matar ou mutilar animais domésticos.