metropoles.com

Oficial que cometeu fraude para empregar esposa é expulso do CBMDF

Antônio Fábio do Nascimento Souza perdeu o posto e a patente do CBMDF 5 anos após ser condenado por corrupção passiva e falsidade ideológica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBMDF
prédio
1 de 1 prédio - Foto: Divulgação/CBMDF

O tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Antônio Fábio do Nascimento Souza perdeu o posto e a patente de oficial da corporação 5 anos após ser condenado por corrupção passiva e falsidade ideológica.

Junto à esposa, Fábio criou uma empresa que fraudou a confecção de um Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI) mediante a pagamento de R$ 5 mil.

A determinação saiu no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (1º/3) e prevê também a adoção imediata, por parte do CBMDF, das medidas administrativas necessárias para cumprir com a demissão de Antônio e cassação da situação de inatividade do profissional.

Veja publicação:

Por conta da dificuldade de aprovação do PPCI pelo Condomínio do Edifício General Alencastro, localizado na 702 Sul, o militar, em nome da esposa, criou, em outubro de 2013, a empresa Ômega Serviços de Brigada Particular.

Meses depois, a mulher requereu o credenciamento da empresa junto a Diretoria de Vistorias do CBMDF para prestação de serviço de brigada. Antônio, valendo-se da função que exercia na Diretoria de Vistorias, aprovou pessoalmente o credenciamento da empresa, sem cumprir as exigências normativas.

Pouco tempo depois, a terceirizada contratou a Ômega Serviços de Brigada Particular para confeccionar o PPCI mediante ao custo de R$ 5 mil.

E, diante da influência que exercia na Diretoria de Vistorias do CBMDF, conseguiu aprovação do Plano sem realizar nenhuma vistoria no edifício.

Os desembargadores Roberval Belinati e Jair Soares concordaram com o voto da relatora Maria Ivatônia em manter a pena de 3 anos e 8 meses em 2ª instância.

Procurado pela reportagem o CBMDF não respondeu aos questionamentos até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?