metropoles.com

Ocupação na UnB ameaça pagamento de servidores e terceirizados

Em comunicado, universidade diz que tomará as providências cabíveis no sentido de responsabilizar o movimento pelos danos ao erário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ocupação da UnB 3
1 de 1 Ocupação da UnB 3 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Já dura 11 dias a ocupação dos estudantes na reitoria da Universidade de Brasília (UnB). Sem acordo com os manifestantes, o comando da instituição alerta que o movimento pode atrasar pagamentos a bolsistas, estagiários, servidores e terceirizados, feitos no primeiro dia útil de cada mês. Neste caso, a data cairá na quarta-feira da próxima semana, 2 de maio.

Um comunicado divulgado no site da UnB mostra que os estudantes não negociaram com a instituição até o meio-dia de 21 de abril, conforme proposto.

A continuidade da ocupação para além desta data implica em prejuízos a bolsistas, estagiários, servidores e trabalhadores terceirizados e à própria universidade, ao impedir o cumprimento de pagamentos e demais procedimentos administrativos com prazos inadiáveis, definidos pelo governo federal

Trecho de nota da UnB

O comando da universidade diz ainda que as demandas apresentadas pelos manifestantes no momento da ocupação foram atendidas pelo corpo administrativo, como a realização de duas mesas públicas acerca do cenário orçamentário da UnB.

“A partir deste momento, entendemos que a continuidade do diálogo deve ocorrer por vias democráticas e institucionais, garantidas as condições de pleno funcionamento da universidade”, destacou a instituição.

A UnB também informou que, caso as equipes de trabalho não tenham acesso à reitoria, “ficarão configuradas a intransigência e a falta de compromisso do movimento de ocupação com a universidade e sua comunidade acadêmica”.

Os prejuízos serão amplamente divulgados e a administração superior tomará as providências cabíveis no sentido de responsabilizar o movimento pelos danos ao erário

Informe da UnB

Perspectiva de greve geral
No dia 19 de abril, os estudantes estiveram reunidos com o comando da UnB, servidores e terceirizados no auditório da Faculdade de Direito. Durante o encontro, os funcionários anunciaram assembleia nesta terça (24/4), às 9h30, na Praça Chico Mendes do Campus Darcy Ribeiro, na qual podem deflagrar greve geral.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, fez um discurso de união e evitou falar em greve. “Precisamos da tranquilidade de ter uma comunidade unida. Faço coro a esses discursos. Vamos trabalhar para aumentar a arrecadação, mas precisamos ser responsáveis e fazer a universidade superar este momento funcionando”, amenizou.

6 imagens
Ausência do MEC na reunião foi criticada
Ocupação da UnB no dia 12 de abril
1 de 6

Reunião na Faculdade de Direito da UnB, nessa quinta-feira (19/4)

Michael Melo/Metrópoles
2 de 6

Ausência do MEC na reunião foi criticada

Michael Melo/Metrópoles
3 de 6

Ocupação da UnB no dia 12 de abril

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Demissões
Representante da Comissão de Terceirizados e Estudantes, Maria Lacerda pediu a suspensão das demissões de funcionários da limpeza. “Precisamos de gestão voltada para as pessoas. Queremos a universidade unida contra os cortes”, cobrou.

Já o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação da Universidade de Brasília (Sintfub) sinalizou greve geral da categoria a partir desta terça-feira (24/4). O desejo foi endossado por estudantes do movimento Ocupa UnB, que tem novo protesto marcado para a próxima quinta (26). O primeiro, ocorrido no dia 10, deixou um rastro de destruição no Ministério da Educação (MEC) e no prédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nas redes sociais, os manifestantes pedem doações de comida e materiais de limpeza, um sinal de que não pretendem deixar tão cedo a reitoria. O Metrópoles não conseguiu contato com os estudantes até a última atualização desta reportagem.

Reprodução

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?