metropoles.com

Observatório Cidadão: CLDF lança iniciativa de fiscalização e controle

Ferramenta pioneira em análises de contas públicas do DF, Observatório Cidadão é disponibilizado para a população em cerimônia na CLDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CLDF/ Divulgação
CLDF deputados - Metrópoles
1 de 1 CLDF deputados - Metrópoles - Foto: CLDF/ Divulgação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou, nesta segunda-feira (11/12), uma das primeiras iniciativas nacionais de análise e avaliação de políticas públicas e fiscalização de recursos. A plataforma Observatório Cidadão foi apresentada em uma cerimônia na Casa, com presença de autoridades e parlamentares, para oficializar o lançamento da ação.

A ferramenta é uma iniciativa da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC), presidida pela deputada Paula Belmonte (Cidadania). A plataforma conta com um painel interativo que mostra, com diferentes filtros, os gastos do Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como saúde, educação e transporte.

“Essa plataforma que estamos entregando é a primeira inciativa brasileira entregue para a população. Com fácil acesso e inteligência artificial, ela mostra como é utilizado o dinheiro público. Através dos filtros, você consegue ver até o CPF e o CNPJ das pessoas que recebem dinheiro público. Vamos dar o poder para a sociedade acompanhar o dinheiro que nós todos geramos”, afirmou Paula Belmonte.

A deputada reuniu deputados distritais e federais para apresentar o site do Observatório Cidadão. Ela lembrou ao público que, através de indicadores e dados diversos, a plataforma vai entender as demandas das regiões. “Traz empoderamento e qualidade para a Câmara Legislativa e para as comissões”, avaliou.

A deputada ainda agradeceu o presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), por ter disponibilizado a plataforma no site oficial da Casa emedebista apoiou o lançamento. “Mais um instrumento para que a gente se aproxime da população”, disse.

A cerimônia teve o apoio do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que enviou um áudio parabenizando a iniciativa e a classificando como “muito digna e muito importante”. Osmar Terra (MDB-RS), Adriana Ventura (Novo-SP) e General Girão (PL-RN) estiveram presencialmente na Câmara Legislativa, entre outros políticos de diferentes esferas.

Pioneirismo

No país, a CLDF é a primeira Casa legislativa a lançar uma ferramenta com essa finalidade. O Observatório Cidadão disponibilizará mecanismos de fácil consulta e uma interface intuitiva, com ajuda dos quais o usuário poderá comparar os gastos públicos em cada área do governo, ao longo dos anos. A nova ferramenta estará disponível no ser acessada no site da CLDF.

A ferramenta será de utilidade, também, para as comissões temáticas da Casa, pois permitirá que os parlamentares acompanhem de maneira mais efetiva a adoção de políticas públicas pelo governo, em conformidade com as leis aprovadas pela CLDF.

O vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), destaca a importância de proporcionar acesso à população por meio da informação. “Nossa missão tem sido promover a transparência e entregamos mais uma ferramenta ao Distrito Federal, reafirmando nosso compromisso de ser um exemplo para o Brasil. Já somos reconhecidos como a casa legislativa mais transparente, e esta ferramenta apenas intensifica nossa responsabilidade em manter a sociedade informada”, enfatizou.

Como acessar

Os cidadãos já podem conferir no site do Observatório documentos relacionados a pagamentos efetuados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF); contratos e convênios estabelecidos pelo GDF; concessões e permissões para uso de imóveis; bem como gastos com publicidade.

O portal será regularmente atualizado com informações extraídas do Portal da Transparência do Distrito Federal e apresentará dados de forma visual por meio de gráficos e planilhas inteligentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?