metropoles.com

“Existem muitos fakes”, diz diretor do DER sobre riscos de desabamento

GDF conclui o relatório solicitado pelo MPDFT sobre as condições de 13 estruturas e afirma que não existem problemas gravíssimos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
buzar
1 de 1 buzar - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

A Defesa Civil concluiu o relatório solicitado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sobre as condições de 13 estruturas, entre elas pontes e viadutos instalados na capital do país. De acordo com o Palácio do Buriti, não foi detectado risco de desabamento em nenhum dos locais. “Existem muitos fakes. A própria Ponte do Bragueto está muito bem. Estamos intensificando os trabalhos”, afirmou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Márcio Buzar.

Para o coordenador de Operações da Defesa Civil, Sinfrônio Lopes, a palavra é tranquilidade: “Foi um trabalho feito com muito critério. As estruturas têm algum problema, mas as medidas, como o monitoramento, começaram a ser adotadas para que a situação seja revertida o quanto antes”.

Segundo ele, todas as estruturas do DF serão analisadas e avaliadas. “Elas terão um sistema de monitoramento constante”, garantiu. Os principais problemas foram encontrados no viaduto do Conjunto Nacional e nas pontes Honestino Guimarães, do Bragueto e das Garças. “Encontramos trincas, infiltrações, fissuras”, afirmou Sinfrônio Lopes. Nesses casos, as intervenções serão feitas num prazo entre seis meses e um ano.

As declarações foram dadas em entrevista coletiva nesta terça-feira (6/3). Por determinação do MPDFT, foram alvos de monitoramento, entre outros pontos: as pontes do Bragueto, Honestino Guimarães e das Garças; a passagem de pedestres entre as quadras 115/116 Norte; os viadutos do Eixo L, da DF-002, do retorno da Galeria dos Estados, sobre a via S2, do Eixo na altura da 216 Sul e ao lado do Conjunto Nacional, além da saída do Buraco do Tatu.

Reprodução

 

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, na Galeria dos Estados havia uma fissura muito grande, e foram feitos reparos e escoramento das lajes no fim de semana. “O governo atuará para dar a resposta no menor tempo. O que for possível fazer por obra direta será feito. Vamos analisar as melhores maneiras”, complementou.

Em breve, o governo vai anunciar a ordem e licitações das obras. O orçamento inicial será de R$ 50 milhões. “Se os recursos não forem suficientes, vamos buscar mais. Não podemos inventar dinheiro, mas podemos remanejar. O importante é que não faltará verba para executar os reparos necessários”, disse o secretário-chefe da Casa Civil.

Aguarde mais informações

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?