Distrital deixa Rollemberg de “calças curtas” no Parque da Cidade
Durante inauguração de nova pista de caminhada, o deputado distrital Cláudio Abrantes (Rede) cometeu uma gafe e agradeceu a obra ao ex-governador Agnelo Queiroz, em vez de citar Rollemberg. A plateia caiu na risada
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal inaugurou na manhã deste sábado (7/5) a nova pista de caminhada do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. São 10km de extensão, mão dupla, rebaixamento de calçadas e acessibilidade para deficientes visuais e físicos.
Vestido de camiseta e um shortinho, Rodrigo Rollemberg (PSB) fazia o estilo tranquilo e favorável. Mas aí um discurso do deputado Cláudio Abrantes (Rede) deixou o governador ainda mais de calças curtas. O distrital trocou as bolas e acabou agradecendo a obra ao petista e ex-governador Agnelo Queiroz (PT), inimigo do socialista. A gafe fez a plateia cair na risada. “Parabéns para as mães, o parque é muito lindo, e eu gostaria de agradecer ao governador Agnelo por mais essa obra”, confundiu-se.
Quem estava no palanque deu o toque para o eterno Jesus da Câmara Legislativa (durante uma década, Abrantes encenava Cristo na Via Sacra de Planaltina). “Ei, é Rollemberg!” Do público, também veio a advertência. “É o que dá não ler o texto antes”, tentou consertar as coisas. Mas, a esta altura, todos comentavam e se divertiam com a confusão.
Rollemberg ficou sem graça, mas levou na brincadeira: “Como diz o ditado, o uso do cachimbo deixa a boca torta”. Depois da situação, o governador destacou o empenho da gestão em concretizar a pista e a importância do parque para a qualidade de vida do brasiliense. “É a área verde mais linda do Brasil e, quem sabe, do mundo”, disse.
A via tem sinalização de mão dupla na cor branca, rebaixamento de calçadas e diferenciação entre área pavimentada e gramado para viabilizar o acesso às pessoas com deficiência visual.
Paralela à antiga pista – revitalizada e que, agora, abriga bicicletas, skates, patins e patinetes, a nova faixa tem os mesmos 10km do circuito mais extenso do parque. A obra recebeu um investimento de R$ 5,2 milhões, vindo de financiamento com o Banco do Brasil.A nova pista, no entanto, ainda não tem iluminação, um motivo de crítica dos usuários do parque. Houve também reclamações quanto ao posicionamento dos bebedouros e a falta de manutenção dos banheiros públicos.
Na solenidade, o governador assinou a ordem de serviço que autoriza a Companhia Energética de Brasília (CEB) a iniciar os serviços de iluminação pública na pista de caminhada. O gasto será de cerca de R$ 2,2 milhões. A previsão é que sejam instalados 451 postes de aço e oito de concreto ao longo da via nos próximos 90 dias.
Rollemberg informou também que, na segunda-feira (9/5), fará uma reunião técnica com a Rodas da Paz para discutir o projeto de construção da ciclovia na EPTG (Estrada Parque Taguatinga). Integrantes do GDF agradeceram o apoio da ONG Rodas da Paz e da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV).