De grafite em grafite, a gente chega lá. GDF tapa, em 24 horas, primeiro buraco pintado por artistas brasilienses
A cratera localizada perto da catedral foi grafitada pelo artista Toys, na madrugada desta quarta-feira (4/2). O Metrópoles decidiu usar a arte para sensibilizar o governo e, nos próximos dias, mais ruas ganharão cores para ressaltar os buracos. Acompanhe o projeto #bsburaco
atualizado
Compartilhar notícia
O protesto grafitado feito por artistas de rua da cidade surtiu efeito. O primeiro buraco colorido a convite do Metrópoles foi tapado pelo Governo do Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (4/2), em pouco mais de 24 horas. A raiva e a frustração manifestadas no traço preciso de Daniel Toys – sentimentos comuns aos brasilienses cansados de transitar por ruas esburacadas da capital – chamaram a atenção das autoridades. Cumpriram o propósito do projeto: eternizar a arte em fotos e tornar os buracos, passageiros.
O desenho, feito em um buraco que incomodava os motoristas que circulam entre a Catedral e o Museu da República, faz parte do projeto #bsburaco. A proposta inspirada em iniciativas de intervenção urbana como meio de protesto continuará a todo vapor nos próximos dias. Os brasilienses ainda verão muitas cores em buracos que incomodam a população em todo o DF. Participam do projeto os artistas de rua Ju Borgê, Toys, Omik, Yong, Siren, Gurulino e Rato.A resposta rápida do GDF, que tapou o buraco grafitado por Toys às 11h30 desta quinta, ganhou assinatura também. O vice-governador do DF, Renato Santana, compareceu ao local para interagir com a arte de Toys e escreveu “resolvido” sobre a nova camada asfáltica. “O governo não pode ver tudo, então, o papel da imprensa e da população de identificar esses problemas é muito importante”, diz. “Sou um defensor da arte urbana. Ao escrever ‘resolvido’, não quero desrespeitar a obra desses artistas. Inclusive, pedi para a Novacap, na medida do possível, preservar esses grafites”, explica.
Em seguida, a Novacap seguiu para a Asa Norte, onde fechou outra cratera grafitada. A menina ruiva desenhada por Omik na L2 norte, na altura da quadra 413, teve suas “vísceras” cobertas de piche. De novo, o vice-governador deixou sua marca no chão: “Resolvido e #levantadf”.
Novas pinturas
Os buracos de diferentes ruas da cidade ganharam duas novas intervenções artísticas. Na tarde de quarta-feira (3), Omik coloriu uma enorme cratera localizada na L3 Norte, próxima à Universidade de Brasília. Em cerca de uma hora, ela se transformou na boca de uma boneca ruiva.
Entre 4h e 6h desta quinta (4), o artista Yong deu vida a um polvo roxo, nascido do buraco que incomoda quem passa pela pista principal do Lago Norte, região nobre da capital.