Construção da Feira Permanente da Estrutural deve custar R$ 3,2 milhões
Novacap divulgou o edital de licitação para as obras. Cerca de 600 pessoas já se inscreveram para ter acesso a um dos 211 boxes previstos
atualizado
Compartilhar notícia
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) divulgou o edital de licitação para a construção da Feira Permanente da Estrutural. De acordo com o documento, o valor da contratação é de R$ 3.274.519,99. O lugar ocupará terreno de 2,5 mil metros quadrados ao lado da Administração Regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Scia), no Setor Central, Área Especial 4.
As propostas serão recebidas na sala de licitações, na sede da Novacap, em 3 de novembro. Segundo o Governo do DF, os recursos para as obras virão da Caixa Econômica Federal, por meio de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Novacap informa que, aproximadamente, 600 pessoas cadastraram-se para ter direito a um dos 211 boxes.
Reivindicação antiga
Há cerca de 15 anos, vendedores aglomeram-se em uma feira livre na entrada da Estrutural. São barracas que oferecem de frutas a objetos eletrônicos. A feira permanente é uma reivindicação antiga dos comerciantes da região. Os que têm lojas legalizadas reclamam do que consideram concorrência desleal na porta dos estabelecimentos. Já os informais, que ocupam as calçadas, cobram infraestrutura do governo.
O administrador regional do Scia, Evanildo Macedo, adianta que o projeto é semelhante ao Shopping Popular de Brasília, ao lado da antiga Rodoferroviária. “O local terá banheiros, água e luz, além de toda a infraestrutura de cobertura e estacionamento.”
Comércio local
Com a criação do espaço, Macedo espera regulamentar as atividades dos feirantes da região administrativa e fortalecer o comércio local. “Se você tem uma feira permanente, haverá uma maior fiscalização, e quem está na rua sairá da informalidade”, diz.
A feirante Rosemary dos Santos Salles monta diariamente uma banca de roupas infantis na entrada principal da Estrutural. Há dez anos no local, ela conta que já perdeu parte da barraca no período de chuva e vê a novidade com bons olhos. “A feira permanente vai trazer mais conforto e segurança para quem está na rua.”
Acesse o edital de licitação.
Com informações da Agência Brasília