Agefis e Novacap fazem operação para evitar avanço de condomínio irregular no Altiplano Leste
Uma guarita foi desmanchada e uma estrada começou a ser asfaltada. Especialistas afirmam que ação é fundamental para preservar o Parque das Esculturas
atualizado
Compartilhar notícia
Equipes da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estiveram, nesta quarta-feira (24/2), no condomínio Privê Morada Sul, na região do Altiplano Leste, próximo ao Lago Sul, em operação para evitar o avanço do residencial irregular sobre a área do Parque das Esculturas. Os agentes retiraram, com o auxílio de tratores, uma guarita e parte da pavimentação de uma das entradas do condomínio. Segundo moradores, a obra foi feita no feriado do carnaval, há menos de um mês, e trazia riscos a motoristas.
A Novacap também abrirá uma pista alternativa, beirando o chamado Parque das Esculturas, outra demanda de moradores mais antigos da região. “Essa estrada é fundamental para que grileiros não invadam a área do parque”, afirma o urbanista Antônio Eustáquio dos Santos, um dos responsáveis pelo projeto do parque. As divisões do território para a reserva estão representadas no mapa abaixo:
O próprio Eustáquio acompanhou as obras no período da tarde, mas apontou irregularidades na ação. “Eles não estão fazendo a estrada no local correto. Para pavimentar a via é preciso derrubar três casas em terreno irregular.”
Porém, a afirmação foi rebatida. Segundo a Agefis, a dimensão da via foi definida por estudo da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (Segeth) . “A ação foi realizada exatamente como prevê as coordenadas e nenhuma edificação se encontra dentro dos limites da rua, apenas parte dos muros estavam atrapalhando. Mas os moradores foram notificados pela Agência e demoliram seus muros por conta própria, após demarcação do Governo”, informou o órgão em nota.
Ainda segundo a Agefis, o órgão realiza fiscalização intensa na região, incluindo monitoramento via satélite e sobrevoos de helicóptero para evitar qualquer construção na área.
Parque das Esculturas
A disputa pela área do chamado Parque das Esculturas já dura mais de 10 anos. A ação de proteger a área foi tomada por associações de moradores, que visavam preservar parte do território e da estrada original que passava pela região. Atualmente, o Altiplano Leste conta com diversos condomínios que esperam a regularização do governo.
Em 2007, o projeto foi aprovado por decreto do então governador, José Roberto Arruda. “Nossa intenção era transformar a área em um parque voltado para o meio ambiente, educação e artes. Até mesmo uma obra de Lucio Costa nos foi doada”, afirma o urbanista Antônio Eustáquio. Entretanto, os planos para o local até hoje não saíram do papel e associações de moradores que apoiam a construção da reserva temem a invasão de condomínios próximos.