179 novas máquinas da Novacap já operam em todo o DF
Equipamentos alugados em maio foram distribuídos para todas as regiões administrativas. Em Samambaia, dez áreas passaram por limpeza desde a assinatura do contrato
atualizado
Compartilhar notícia
Das 593 máquinas alugadas pelo governo de Brasília em 9 de maio para reforçar serviços da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em todas as regiões administrativas, 179 estão em funcionamento em todo o Distrito Federal. Somadas às 317 que a empresa pública já utilizava antes da locação dos novos equipamentos — entre pás-carregadoras, motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-pipa — são 496. Segundo a Novacap, o restante (414) deverá estar disponível na primeira quinzena de junho.
Um exemplo do uso das novas máquinas pode ser visto em Samambaia. De acordo com a administração regional, dez áreas foram limpas desde a assinatura do contrato, entre elas a QI 616. Além disso, no Parque de Serviços de Samambaia (QS 119, Área Especial 1, Samambaia Sul), estão disponíveis uma pá-carregadeira, uma motoniveladora e cinco caminhões cedidos pela Novacap. “Era um gargalo que tínhamos aqui. Esse contrato está sendo de suma importância para atender às demandas da população”, destaca o administrador regional, Paulo Antônio da Silva.
Os equipamentos são distribuídos conforme os pedidos das regiões administrativas à Novacap. O diretor-presidente interino da companhia, Júlio Menegotto, informa que o maquinário foi enviado a todas e que as demandas serão plenamente atendidas. Para facilitar o acompanhamento dos trabalhos, as máquinas – novas e antigas — têm monitoramento por GPS. “Se há algum equipamento parado há dois, três dias, conseguimos identificar”, exemplifica Menegotto.
Cooperativa
As ordens de serviço para autorizar a locação dos 593 equipamentos foram assinadas pelo governador Rodrigo Rollemberg. Durante a cerimônia em maio, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o chefe do Executivo reiterou a importância das contratações para o recapeamento de vias e a manutenção dos jardins da cidade, entre outras destinações. Os acordos comerciais foram firmados com a Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Passageiros em Geral. A responsabilidade pela gestão do maquinário é da Novacap.