metropoles.com

OAB-DF vai acompanhar investigações de assassinatos de procuradores

A Ordem criou uma comissão para acompanhar o desenrolar do processo e para dar apoio à família de Saint’Clair Martins Souto e do filho, Saint’Clair Diniz Martins Souto, mortos em Mato Grosso por um funcionário da fazenda de propriedade da família

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/reprodução
Pai e filho assassinados
1 de 1 Pai e filho assassinados - Foto: Facebook/reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil-seção DF (OAB-DF) anunciou nesta quarta-feira (14/9) que designou uma comissão para acompanhar as investigações e dar apoio à família dos advogados Saint’Clair Martins Souto e Saint’Clair Diniz Martins Souto, assassinados no município de Vila Rica, em Mato Grosso. A entidade vai trabalhar ao lado das seccionais da OAB/MT e OAB/RJ na apuração do caso.

Os corpos de pai e filho foram encontrados na manhã desta quarta na fazenda de propriedade da família, após a prisão do gerente da propriedade, José Bonfim Alves de Santana, que confessou a autoria do crime, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública mato-grossense. O duplo assassinato teria ocorrido na última sexta-feira (9).

Saint’Clair Martins Souto tinha 78 anos, já foi prefeito de Unaí (MG), onde possui outra propriedade agrícola, e era procurador aposentado do Distrito Federal. O filho, Saint’Clair Diniz Martins Souto, de 38, era procurador do Estado do Rio de Janeiro. Ambos mantinham escritório de advocacia no Lago Sul, em Brasília.

Para o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, o crime choca a advocacia e não serão poupados esforços para dar um basta a estas manifestações inaceitáveis de violência. “O clima de insegurança endêmica que se espalha por todo o país exige uma ação rápida e enérgica das autoridades, sob pena de nos tornarmos todos reféns de pistoleiros”, disse.

Em mensagem de solidariedade às famílias, Costa Couto manifestou: “Desejo paz e conforto aos familiares desses magníficos pais de família, que eram exemplo para a advocacia do Distrito Federal”. O secretário-geral adjunto do Conselho Federal e ex-presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, amigo da família, também registrou que o momento “é de grande consternação para advocacia brasiliense diante da absurda perda de dois valorosos colegas, advogados honrados que deixarão saudades.”

Em novembro de 2002, também em Vila Rica, o então conselheiro federal da OAB Waldemar Pereira Júnior foi executado à queima-roupa quando se reunia com clientes no restaurante do hotel da cidade. Segundo testemunhas, um desconhecido vestindo jaqueta preta aproximou-se e disparou um tiro de revólver no rosto do advogado, que morreu na hora. Waldemar atuava em processos envolvendo conflitos pela posse de terras na região. (Com informações da OAB-DF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?