metropoles.com

OAB-DF sobre banda norueguesa que faz apologia ao nazismo: “Não há espaços para ideologias do passado”

Em nota, a OAB-DF repudiou a apresentação da banda norueguesa Mayhem, com “notório” histórico de apologia ao neonazismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Banda Mayhem - Metrópoles
1 de 1 Banda Mayhem - Metrópoles - Foto: Arquivo Pessoal

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), divulgou uma nota, neste sábado (18/3), contra a apresentação da banda norueguesa Mayhem no DF. O grupo musical, segundo a própria nota da OAB, tem ” notório histórico de apologia ao neonazismo, homofobia, racismo, antissemitismo e intolerância religiosa.”

A banda Mayhem tem show marcado no DF para o dia 22 de março em uma casa de shows no Guará. O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) recomendaram, nessa sexta-feira (17/3), que o show  não seja realizado no DF.

O show da banda, que ocorreria em 21 de março em Porto Alegre, já foi cancelado.

Ainda na nota, a OAB-DF destacou que tem acompanhado, “com extrema preocupação”, o aumento das denúncias locais de antissemitismo.

“Tendo esse pano-de-fundo, louvamos as iniciativas do deputado distrital Fábio Félix, do MPDFT e do MPF. Na quinta-feira, o Deputado Distrital apresentou representação à Polícia Civil do Distrito Federal e ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios no intuito de cancelar a apresentação da banda norueguesa de Black Metal Mayhem, com notório histórico de apologia ao neonazismo, homofobia, racismo, antissemitismo e intolerância religiosa. Na sexta-feira, o MPDFT e o MPF recomendaram a revogação da licença ou alvará referente ao show da banda Mayhem, o descadastramento e a tomada de providências necessárias para que o evento não aconteça, além da interrupção da divulgação e da venda de ingressos”.

OAB-DF ainda afirmou que tem o dever de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito e os direitos humanos.

“Em nosso país, a liberdade de expressão possui baldrames constitucionais e legais e não pode oportunizar a linguagem expressa ou sub-reptícia, a criptolinguagem, a simbologia ou a semiótica que promovam o discurso de ódio contra minorias. Somos um país miscigenado, de vários credos, e queremos ser um país de tolerância e convivência pacífica. No país que já somos e no projeto de país de queremos, e de cuja criação participará a OAB-DF diligentemente, não há espaço para as ideologias do passado.”

Movimento de cancelamento

O movimento solicitando o cancelamento do show teve início na última quinta-feira (16/3), quando o deputado distrital Fábio Felix (PSol) entregou uma representação à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e ao MPDFT para vetar o a exibição da banda norueguesa na capital do país.

Fábio pediu ao Ministério Público a instauração de procedimento para investigar a conduta dos integrantes da banda durante a turnê pelo Brasil e, se for o caso, suspender preventivamente o show agendado para o DF.

Para a PCDF, o deputado pediu que a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) abra inquérito para apurar a conduta dos integrantes da banda a fim de encaminhar o caso para órgãos encarregados da prevenção de delitos.

Por meio de nota, a Toinha Brasil Show informou, antes da recomendação dos MPs, que cancelaria a apresentação da banda Mayhem “caso seja constatado pelos órgãos competentes indícios de apologia ao nazismo”.

O Metrópoles entrou novamente em contato com os organizadores para saber se agora, diante do posicionamento dos órgãos fiscalização, a programação será, de fato, suspensa. Os questionamentos da reportagem não haviam sido respondidos até a última atualização deste texto. O espaço segue aberto para possíveis manifestações.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?