metropoles.com

OAB-DF promoverá mostra gratuita de cinema no Dia da Consciência Negra

O evento é gratuito e aberto ao público. Para estudantes, haverá certificado de 2h, mediante inscrição e doação de 1kg de alimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Imagem colorida de arte de divulgação de evento - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de arte de divulgação de evento - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) promoverá, na segunda-feira (20/11), evento gratuito de cinema para celebrar o Dia da Consciência Negra.

O objetivo do iniciativa, conforme informado pela OAB, “é dar visibilidade a questões em debate sobre a população negra na atualidade”. Na ocasião, serão exibidos, no auditório do edifício-sede da autarquia, localizado na Asa Norte, documentários e curtas-metragens relacionados ao tema

O evento é gratuito e aberto ao público. Contudo, para participar da ação é necessário se inscrever por meio deste link. Para estudantes, haverá certificado de 2h, mediante inscrição e doação de 1kg de alimento não perecível.

“Cinema DF e Direito em Debate”

O primeiro curta-metragem a ser exibido é “Benevolentes”, do cineasta Thiago Nunes, que aborda o racismo sob a perspectiva de brasilienses negros que lidam diariamente com a questão. O filme foi gravado a partir de entrevistas da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF.

O segundo curta-metragem é “Carolina em outras faces”, que conta a história de duas mulheres negras que conquistaram projeção e ascenderam socialmente. Uma delas é Maria das Graças Santos, empreendedora em Brasília; a outra é Josefina Serra dos Santos, advogada que foi a primeira Secretária de Estado de Igualdade Racial do Distrito Federal e a primeira presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF.

As entrevistas são permeadas pela história e textos da escritora do livro “Quarto de Despejo”, Carolina Maria de Jesus. Nessa obra, ela narra passagens de sua sobrevivência como catadora de lixo e metal em São Paulo.

Após a exibição dos filmes, serão realizados debates. O primeiro terá a mediação do presidente  da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF, Beethoven Andrade.

“É importante trazermos para a advocacia debates, além das palestras ou encontros precipuamente jurídicos, sobretudo em se tratando do racismo, pois é algo que inevitavelmente faz parte de nosso cotidiano. Tenho certeza de que será um momento único, com oportunidade de diálogo com os diretores e personagens dos filmes que serão apresentados”, disse o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF, Beethoven Andrade.

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi instituído pela Lei nº 12.519/2011, e é celebrado anualmente.

Serviço

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?