metropoles.com

OAB-DF manifesta-se contra arcabouço fiscal. “Enfraquece o DF”

A OAB-DF repudiou o projeto do deputado Cláudio Cajada (PP-AL). Em nota, a entidade afirma que o texto não respeita a singularidade do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF)
1 de 1 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF) - Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) manifestou-se, nesta segunda-feira (22/5), contra o projeto do o novo marco fiscal. O Projeto de Lei Complementar nº 93/2023, conhecido como novo arcabouço fiscal, prevê medidas para a condução da política fiscal do país e, segundo a OAB, limita o Fundo Constitucional do DF.

De acordo com a nota divulgada pela entidade, o PL limita o Fundo Constitucional do DF (FCDF) às regras comuns de limites de gastos públicos. O texto teve requerimento de urgência aprovado e pode ser votado a qualquer momento na Câmara dos Deputados.

“Com a aprovação do PLP 93/2023, sob a versão substitutiva apresentada pelo deputado relator Claudio Cajado (PP-BA), o Fundo Constitucional do DF poderá ser limitado como gasto público não excepcional, ou seja, em no máximo 70% das receitas regulares ou 3,5% do crescimento real das despesas em comparação ao ano anterior. Dessa forma, restaria revogado o crescimento baseado na RCL [Receita Corrente Líquida]”.

18 partidos assinam manifesto contra estagnação prevista em novo regime fiscal

Segundo a OAB-DF, deveria se considerar a singularidade do DF em relação às outras unidades da Federação. “Importante ressaltar a singularidade do DF em razão da responsabilidade pela preservação, manutenção e integridade de toda a área pública destinada à União no planalto central, apoiando a segurança nacional dos poderes públicos e garantindo os direitos fundamentais da paz, segurança, educação, saúde e bem-estar da população que cerca a capital federal”.

“A limitação dos gastos com o Fundo Constitucional do DF retira a autonomia financeira prevista na Carta Magna e enfraquece o DF em seu objetivo constitucional”, completa a nota.

Luta política

Nesta segunda, 18 partidos assinaram um manifesto contra a estagnação do Fundo Constitucional proposta no relatório do novo regime fiscal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?