“Número espanta”, diz Ibaneis sobre 20 feminicídios registrados em 6 meses no DF
Governador disse que “trabalhará com força” para combater feminicídios e que conta com Poder Judiciário para prisão de autores desses crimes
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comentou, na manhã desta terça-feira (4/7), sobre a disparada de casos de feminicídio, neste ano.
Até a última sexta-feira (30/6), 20 mulheres morreram vítimas desse tipo de crime em 2023. No ano anterior, houve 17 casos registrados em 12 meses.
“O número de 20 feminicídios em um período tão curto nos espanta. Estamos muito preocupados com isso e precisamos trabalhar com muita força. Contamos com o Poder Judiciário, que determina medidas protetivas e pode encarcerar pessoas que venham a cometer esses crimes, que são os mais graves”, declarou.
O emedebista destacou que trabalha junto à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) para propor ações de prevenção ao feminicídio.
“Essa é uma pauta que precisa ser discutida em âmbito nacional. Tenho trabalhado junto da Secretaria de Segurança, mas precisamos, também, do poder Judiciário e do Ministério Público, além da comunidade como um todo”, acrescentou o chefe do Palácio do Buriti.
As declarações ocorreram durante inauguração da duplicação da DF-001, no Jardim Botânico, nesta manhã.
Na oportunidade, Ibaneis também comentou sobre a manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) fora do limite de crescimento imposto pelo novo Marco Fiscal, como aprovado pelo Senado Federal, e disse contar com apoio do relator da matéria, Cláudio Cajado (PP-BA), e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na votação do texto na Casa.
“Temos outras questões debatidas na Câmara dos Deputados que são de suma importância para o futuro do Distrito Federal, como a da reforma tributária, que, com o avançar, esperamos ter mais esclarecimentos do que será. Estamos trabalhando todos unidos na política: deputados federais e distritais, além de senadores, para que possamos ter uma cidade melhor”, destacou Ibaneis.
Duplicação
O governador inaugurou a obra de duplicação da DF-001 entre a DF-027 e a DF-025. Com investimento de R$ 11,1 milhões, a obra atenderá famílias que moram em nove condomínios, além de motoristas que circulam pela região, no Jardim Botânico, marcada por diversos acidentes.
“Essa avenida era um problema antigo. Entregamos a duplicação da DF-001 e, agora, vem a parte da iluminação pública, para dar mais segurança às famílias que trafegam por aqui. Temos o balão da Esaf [Escola de Administração Fazendária], com obras em andamento, e mais dois viadutos que serão entregues na região”, afirmou o governador.
Executada por empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a obra incluiu pavimentação, sinalização, canteiro, paisagismo, ciclovia, acostamento e drenagem.
Estão em andamento, ainda, a duplicação da DF-140; as obras de recuperação da DF-463; e a construção de viaduto na altura do balão da antiga Esaf.