Núcleo defende que provas equestres respeitam o bem-estar dos animais
Segundo a entidade, provas das quatro modalidades do 18º Campeonato NQMB Quarto de Milha, realizado no DF, seguiram protocolos de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
O Núcleo do Quarto de Milha de Brasília (NQMB) defendeu o bem-estar animal de bovinos e equinos nas provas equestres do 18º Campeonato NQMB Quarto de Milha, realizado no sábado e domingo (26 e 27/6), no Parque de Exposição Granja do Torto no DF.
As provas haviam sido suspensas por força de liminar sob risco de eventuais maus-tratos contra os animais, a partir de uma ação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. No entanto, conforme o Metrópoles noticiou no sábado (26/6), a Justiça liberou a realização do evento.
“O NQMB gostaria de esclarecer que as provas das modalidades de esportes equestres realizados no último fim de semana são provas oficiais, com protocolos rigorosos de bem-estar animal para bovinos e equinos”, destacou a entidade em nota enviada ao Metrópoles.
Segundo os organizadores, as provas foram realizadas sem nenhum tipo de ocorrência. A garantia do bem-estar dos animais foi uma imposição da desembargadora Simone Costa Lucindo Ferreira na sentença do agravo de instrumento autorizando a realização do evento.
As provas equestres do fim de semana passado contaram com rédeas, team penning, breakway e laço individual. Foi um evento oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).
Confira a nota de esclarecimento:
O 18º Campeonato do Núcleo do Quarto de Milha de Brasília (NQMB), ocorreu no último sábado (26/6) e domingo (27/6), após decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
O Núcleo entrou com um recurso na Justiça e conseguiu a liberação das provas, que aconteceram no Parque de Exposições Granja do Torto (PGT). As provas foram fiscalizadas pelos órgão competentes sem nenhum tipo de ocorrência.
O NQMB gostaria de esclarecer que as provas das modalidades de esportes equestres realizados no último fim de semana são provas oficiais, com protocolos rigorosos de bem-estar animal para bovinos e equinos.