metropoles.com

Novo secretário de Saúde quer combater fake news sobre Covid-19

Durante transmissão no Twitter, Francisco Araújo disse querer contar com os 35 mil servidores para ajudar nas contrainformações sobre doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Novo secretário de Saúde de terno e preto e gravata azul
1 de 1 Novo secretário de Saúde de terno e preto e gravata azul - Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

Nomeado interinamente como novo secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo convocou, nesta terça-feira (17/03), os 35 mil servidores da pasta para ajudarem o governo no combate às fake news propagadas nas redes sociais sobre o novo coronavírus. O novo titular da área assumiu após o Osnei Okumoto pedir a exoneração do cargo em meio à chegada da pandemia da doença a Brasília.

“É um vírus recente e nunca havia tido uma epidemia como essa na era do WhatsApp. É preciso que o servidor tenha consciência sobre o seu papel e as contrainformações precisam ser rápidas. A nossa obrigação é proteger o sistema para que ele não entre em colapso. Já há uma procura natural nas unidades de saúde, imagine agora numa epidemia”, afirmou, durante transmissão no Twitter.

Segundo Araújo, as medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – como suspensão de aulas e fechamento de museus e academias – estão sendo acertadas, mas disse acreditar ser essencial o papel dos servidores da saúde para combater a contaminação pela doença. Araújo também afirmou que a meta é “achatar” o gráfico para que não cresçam os casos de coronavírus.

“É uma guerra de informação, mas não tenho a menor dúvida que os médicos, os enfermeiros, enfim, nós, que trabalhamos com saúde, primeiro temos de ter o entendimento e não ter medo do vírus. E precisamos também conhecer para dar informações na porta das unidades seguras para a população e combater a boataria”, reforçou.

O novo secretário de Saúde também informou que disponibilizará agentes comunitários para auxiliar no combate à doença. “Estaremos colocando os agentes comunitários de saúde dentro da atenção primária e da secundária. Também estaremos entregando 90 novos leitos de UTI para a comunidade para, caso aumentem os casos, estejamos preparados. Essa crise passará e estaremos mais unidos ainda.”

Veja o vídeo:

Exoneração

Então secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto pediu exoneração do cargo em meio à pandemia de coronavírus. Edição extra do Diário Oficial, publicada na noite de segunda-feira (16/03), trouxe a exoneração a pedido do titular da pasta.

Ao Metrópoles, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que a saída de Osnei é estratégica. Ele destacou que o agora ex-secretário será nomeado assessor em seu gabinete para ajudá-lo com decisões técnicas. “Estou tendo de promover medidas muito importantes na área da Saúde. O tempo todo fico chamando pelo Osnei, então, resolvi trazê-lo mais para perto”. A nomeação de Osnei, no entanto, não foi publicada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?