Novo presidente do TCDF promete transparência, interação e uso de IA
Desembargador de contas Manoel de Andrade assumiu presidência do Tribunal de Contas do DF nessa quarta-feira. Ele fica no cargo até 2026
atualizado
Compartilhar notícia
O novo presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) tomou posse nessa quarta-feira (1º/1). O desembargador de contas Manoel de Andrade fica no cargo até o fim de 2026.
Eleito em dezembro de 2024 ao lado do vice-presidente Inácio Magalhães, Manoel de Andrade quer aprimorar a fiscalização de políticas públicas nos setores de saúde, educação, obras e transporte, bem como investir no uso de inteligência artificial para aumentar a eficiência do controle externo do Tribunal.
Manoel de Andrade afirmou ainda que tem como objetivo ampliar a interação do TCDF com a sociedade, estimulando ainda mais a transparência o controle social. “A presença do Tribunal de Contas do DF desencoraja e inibe práticas indesejadas na Administração Pública. Queremos aumentar essa presença e fazer com que a ação do Estado seja mais exitosa em benefício da população”, destacou o desembargador.
O desembargador de contas Manoel de Andrade é o decano do TCDF, onde trabalha há 24 anos. É bacharel em direito e licenciado em geografia. Atuou em cargos de direção do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários do DF; da Federação Nacional dos Condutores Autônomos e Transportadores Autônomos de Bens; e da Confederação dos Transportes e da Regional Centro-Oeste do Sest-Senat.
O novo presidente do TCDF também exerceu o cargo de deputado distrital e de secretário de Administração do Distrito Federal.
O presidente do TCDF é responsável por preservar as prerrogativas do Tribunal e por conduzir as sessões plenárias. Também é atribuição do gestor proferir voto de desempate em processos.