Novo Natal: famílias do DF planejam confraternização em tempos de pandemia
Os Pereiras, de Taguatinga Norte, preparam a 8ª edição da festa “O Melhor Natal do Mundo”, que reúne cerca de 50 pessoas todos os anos
atualizado
Compartilhar notícia
Às vésperas do Natal, muitas famílias tentam adaptar as confraternizações de fim de ano, que, desta vez, serão realizadas de maneira nunca imaginada devido às medidas sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Será possível festejar sem abraços, beijos, apertos de mãos e votos de felicidades desejados bem próximos uns aos outros?
Cada um vai escolher o próprio roteiro nos dias 24 e 25 de dezembro. No entanto, nas celebrações, será preciso lembrar do distanciamento e do uso da máscara de proteção facial e do álcool em gel. Até a tão esperada entrega de presentes deverá ser realizada sem contato físico.
Tradição
A família do estudante de fonoaudiologia João Pedro Pereira Rodrigues, 22 anos, comemora o nascimento de Jesus Cristo com a festa batizada como O Melhor Natal do Mundo. O evento familiar ocorre desde 2013 e chega à 8ª edição, neste ano.
Segundo João, o objetivo principal sempre foi o de unir ainda mais a família para rezar juntos, compartilhar alegrias e reunir pais, filhos, tios, primos, noras, genros e netos, num total de, aproximadamente, 50 pessoas.
Desta vez, no entanto, tudo será bem diferente, sem aglomeração. “A começar pelo local da festa. Antes, fazíamos na minha casa, em Taguatinga Norte. Em 2020, vamos para uma área maior, na casa do meu padrinho, em Vicente Pires. O local é amplo e bastante arejado”, disse João Pedro, responsável pela organização e produção do evento.
De acordo com o estudante, tudo é surpresa para parentes e convidados. “Programei toda uma divulgação, com as regras que todos terão de seguir e com os protocolos básicos de segurança sanitária”, afirmou.
A família não abriu mão de se reunir para comemorar a data. “Este foi um ano bem difícil para a nossa família. Perdemos vários momentos importantes juntos, confraternizações, nascimentos e até mesmo o falecimento de um tio querido. Entendemos que, mesmo em meio à pandemia, este [a celebração do Natal] seria um momento de afago, depois de tudo o que aconteceu em 2020.”
Veja imagens da festa em anos anteriores:
Premiação
Em 24 de dezembro, haverá a cerimônia de abertura no Natal dos Pereiras, com vídeos das crianças, boas-vindas aos familiares e retrospectiva do ano. Depois, é hora de saborear a ceia preparada com capricho.
Nas sete edições da festa, João organizou brincadeiras, que contam com premiações e a participação de todos. Houve atrações como “The Voice Pereira”, “Passa ou repassa Pereira”, “Qual é a música” e “Os melhores do ano”.
“No dia 25, vamos fazer novamente a entrega de troféus na cerimônia Os melhores do ano. O tema deste ano é o infinito”, pontuou o jovem. As categorias são: troféu talento; melhor agregado; bico de ouro; pereirice na veia; beleza pura; chora nada; casal do ano; e avós do ano.
“É um momento muito gratificante, porque toda a família se envolve, e esperamos o ano todo para isso. A expectativa é enorme. Dois dias antes da festa, em 22 de dezembro, publicamos uma música nas nossas redes sociais, composta a cada edição. Assim, todos chegam sabendo a nossa canção natalina”, destacou.
Para conhecer um pouco mais do Natal da família Pereira, basta entrar na página oficial @omelhornataldomundo, nas redes sociais.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Protocolo
Também em Taguatinga, a família da comerciante Marina da Silva Campos Coimbra, 30, não abre mão de celebrar o dia reunidos. No entanto, a festa, que geralmente ocorre com cerca de 60 pessoas, será reduzida para 20.
Por causa dos avós, o aposentado Manoel Emídio da Silva, 92, e a dona de casa Maria Joana da Silva, 90, os parentes fizeram um protocolo de orientações a serem seguidas.
“Eles estão sentindo muito a distância da família. Neste ano, realizamos todas as festas a distância, e o Natal é, para os dois, a data mais importante a ser celebrada. Resolvemos realizar o desejo deles de reunir a família, mas com poucas pessoas e muita precaução”, contou Marina.
Veja algumas orientações da família:
- Caso estejam com algum sintoma, fiquem em casa;
- Disponibilizaremos máscaras descartáveis. Quando chegarem, guardem as máscaras que estiverem usando e coloquem a descartável;
- Disponibilizaremos álcool em gel. Mantenham as mãos higienizadas e evitem apertos de mão;
- Cada um receberá um saquinho descartável e, na hora do jantar, deposite a máscara nessa embalagem;
- Os únicos a sentarem à mesa serão vovô e vovó. Manteremos distância, sentadinhos em nossas cadeiras;
- À meia-noite, contenham-se. Não tirem as máscaras. Não haverá abraços. Comemoremos com precaução e muito amor;
- Usaremos pratos, talheres, copos descartáveis, e deixaremos tudo limpo antes de ir embora.
Conheça os Coimbras: