Novo lote com 37,4 mil doses da Coronavac chega ao Distrito Federal
O imunizante chegou à capital, na manhã deste domingo (7/2), pelo aeroporto de Brasília, sob escolta da Polícia Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal recebeu, na manhã deste domingo (7/2), nova remessa de doses da vacina Coronavac contra Covid-19. Os imunizantes chegaram à capital da República, às 8h23, em um voo da companhia aérea Latam. Todo o processo teve acompanhamento da Polícia Federal (PF).
As doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Brasília e seguiram para a Rede de Frio Central, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Com a chegada das novas doses no DF, a intenção é disponibilizar a vacina para outro grupo prioritário, de idosos de 75 a 79 anos. Uma reunião extraordinária será realizada ainda neste domingo para definir detalhes dessa campanha.
A chegada da Coronavac no fim de semana estava prevista pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, a divisão das doses entre as unidades da Federação é feita, neste momento, de modo proporcional à população dos grupos prioritários para esta primeira fase de vacinação.
O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, afirmou, em entrevista ao Metrópoles, que a pasta vai ampliar o número de pontos de vacinação contra a Covid-19. O objetivo, de acordo com ele, é dar maior fluidez ao atendimento e evitar tumultos e aglomerações.
Para o secretário, os tumultos registrados nos primeiros dias da imunização dos idosos com mais de 80 anos foi resultado de “uma avalanche de pessoas”. “Em dois dias e meio conseguimos vacinar o que a gente vacinaria em duas semanas. Nossa equipe estava preparada, atendeu a população.”
Veja imagens da vacinação no DF:
De acordo com Okumoto, o Governo do Distrito Federal (GDF) espera disponibilizar, até a próxima terça-feira (9/2), vacinas para idosos de 75 a 79 anos.