Novo foco de incêndio é encontrado em reserva biológica do DF
Chamas foram identificadas em área próxima ao Parque Nacional. Brigadistas combatem o fogo, que segue ativo, conforme o ICMBio
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo foco de incêndio foi detectado na Reserva Biológica da Contagem, na área adjacente ao Parque Nacional de Brasília. O incêndio foi percebido nessa segunda-feira (16/9) e, desde então, os brigadistas entraram em combate. O foco, porém, seguia ativo até as 16h desta terça-feira (17/9), segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Mais cedo, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federa (CBMDF) informou que as chamas na área do Parque Nacional estão parcialmente controladas, apenas com dois focos de fogo subterrâneo ativos. As chamas atingem a reserva ecológica desde domingo (15/9) e já destruíram 2 mil hectares.
Ao todo, 457 profissionais atuam no combate ao incêndio, que conta com três frentes. Eles são auxiliados por três aviões que fazem o lançamento de água. Um helicóptero também ajuda no monitoramento e reconhecimento.
Fauna
Nesta terça-feira (17/9), uma equipe formada pelo ICMBio e pelo Jardim Zoológico de Brasília iniciou o monitoramento da fauna atingida no Parque. No momento, uma anta adulta acompanhada por um filhote foi vista, porém com ferimentos leves que não necessitaram de intervenção.
Os profissionais vão percorrer as áreas atingidas para verificar se existem animais atingidos pelo incêndio florestal. O parque segue fechado, com visitação suspensa enquanto a operação ocorrer.