Novo ensino médio começa nesta segunda no DF. Confira mudanças
Estudantes poderão escolher entre diferentes atividades eletivas dentro dos itinerários formativos ─ uma das mudanças do currículo
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 75 mil estudantes em 81 escolas da rede pública do Distrito Federal passaram a encarar o Novo Ensino Médio (NOM) nesta segunda-feira (14/2). Durante os três anos de formação, optarão por diferentes disciplinas a cada semestre, com exceção de matemática, português e educação física ─ obrigatórias em todo o curso.
Outra mudança proposta pela Secretaria de Educação no currículo dos estudantes são os itinerários formativos. Eles poderão optar por diversas atividades eletivas, que serão organizadas dentro de cada escola. Bem como, o projeto de vida, também obrigatório durante todo o NOM.
Inicialmente, a implementação do modelo ocorreu para mais de 6 mil alunos em escolas-piloto durante 2020 e 2021. Para a pasta, o objetivo é estimular, desde o início desta etapa, as aptidões dos alunos nas áreas que poderão seguir no futuro. “As unidades escolares-piloto contribuíram para que nós fizéssemos os ajustes necessários ao plano de implementação”, explica a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação (SEE), Solange Foizer.
O que muda
Durante seis semestres dos três anos, os estudantes terão contato com as disciplinas da Formação Geral Básica (FGB) e dos Itinerários Formativas (IFs).
Biologia, física, química, arte e língua espanhola compõem a oferta A da FGB. Filosofia, geografia, história, sociologia e língua inglesa fazem parte da oferta do segundo semestre. Além dessas, língua portuguesa, matemática e educação física são matérias obrigatórias durante todo o período do NOM.
Já os itinerários formativos são atividades eletivas originadas da escuta aos estudantes e da contribuição dos profissionais da educação da rede pública e de agentes externos. Essas atividades nasceram de quatro áreas de conhecimento: Ciências humanas e sociais aplicadas, Matemática e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias.
Este tipo de atividade serão apresentados durante as duas primeiras semanas de aula e poderão ser diferentes em cada escola. A partir de março, os estudantes terão que escolher cinco atividades eletivas. Destas, duas são obrigatórias para a recomposição das aprendizagens durante a pandemia: linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e educação física) e matemática e suas tecnologias (matemática).
As aulas serão ofertadas sempre duas vezes por semana –terça e quinta ou quarta e sexta. Ao fim de cada semestre, o aluno poderá mudar a área de conhecimento escolhida após uma análise com a equipe de professores, orientadores e coordenadores.