Novo calendário da UnB: alunos farão matrículas entre 3 e 10 de agosto
Aulas serão retomadas em 17 de agosto. Professores e alunos terão duas semanas de adaptação. Semestre vai terminar em 18 de dezembro de 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Com previsão de retorno das aulas em 17 de agosto, no modelo a distância, a Universidade de Brasília (UnB) definiu novos detalhes do calendário acadêmico de 2020. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) estabeleceu as datas em reunião na quinta-feira (16/7). Novas matrículas serão entre 3 e 10 de agosto. As aulas vão terminar em 18 de dezembro.
A deliberação dos professores sobre quais disciplinas serão excluídas ou incluídas será em 27 de julho. A coordenação de cada curso vai encaminhar as mudanças para o sistema da UnB em 28 de julho. No dia 2 de agosto, a lista das turmas canceladas e incluídas será divulgada para os alunos. Estudantes sem conexão, poderão conferir a nova grade pelo telefone 3107-0521 ou 3107-0522.
As deliberações do Cepe foram aprovadas nesta tarde por 50 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Ficou acordado que os universitários farão matrículas entre 3 e 10 de agosto. Será possível a solicitação pelo e-mail da coordenação do curso. Novamente, os telefones 3107-0521 ou 3107-0522 estarão à disposição dos estudantes sem acesso à internet.
A UnB estará retomando o 1º semestre de 2020. Ou seja, se não houver alteração da disciplina, os alunos estão automaticamente matriculados.
Em função da pandemia da Covid-19, algumas disciplinas não poderão ser cursadas. Por isso, os professores terão a opção de excluí-las do semestre. A coordenação vai encaminhar as solicitações para o sistema em 12 de agosto. O registro de mudanças será dois dias depois: 14 de agosto. Os novos atestados de matrícula estarão disponíveis para consulta já no dia seguinte, em 15 de agosto.
Adaptação
As aulas serão retomadas em 17 de agosto. As turmas terão período de adaptação até 4 de setembro. Ou seja, alunos e professores vão ter duas semanas para se adaptarem ao modelo remoto. Quem concluir a adaptação antes pode retomar o semestre automaticamente.
A UnB suspendeu o 1º semestre de 2020 para evitar o avanço da pandemia do novo coronavírus nos campi da instituição. Com o retorno remoto, aproximadamente 38 mil universitários da graduação e 8 mil da pós-graduação poderão retomar os estudos. O Cepe fará ainda mais reuniões para definir outros detalhes da volta às aulas.
Inclusão digital
Segundo o Cepe, mais de 1.600 alunos solicitaram adesão ao edital de inclusão digital, lançado pela UnB na quarta-feira (16/7). Pelo processo, alunos sem condições de ter um computador em casa ou que não apresentem uma conexão de internet satisfatória para acompanhar o ensino a distância poderão pleitear auxílios emergenciais que visam garantir conectividade a todos na retomada dos trabalhos. As inscrições vão até domingo (19/7).
Biblioteca
A Biblioteca Central planeja voltar a emprestar livros à comunidade acadêmica. O modelo de distribuição será adaptado para evitar aglomerações. Alunos e professores também poderão solicitar trechos digitais de determinadas obras.
Após a retomada das aulas no modelo remoto, a UnB planeja, ainda, a volta gradual das aula presenciais. De acordo com o Cepe, já estão em marcha, processos de compras de álcool em gel e novos contratos de limpeza para segurar o cumprimento das medidas sanitárias necessárias ao enfrentamento da Covid-19.