Novo ambulatório da rede pública de saúde do DF começa a funcionar
Local para quem tem disfunção miccional visa atender cerca de 1,6 mil pacientes, com a facilidade do cateter hidrofílico
atualizado
Compartilhar notícia
Os ambulatório de disfunção miccional para pacientes da rede pública de saúde do Distrito Federal está funcionando. O serviço é destinado ao atendimento do usuário com necessidade de cateterismo vesical intermitente, com condições clínicas que demandam o procedimento em domicílio.
Algumas complicações justificam a substituição do cateter convencional pelo cateter hidrofílico. Para melhorar a assistência desses pacientes, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu fazer a aquisição do cateter hidrofílico.
Eles foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar a técnica de cateterismo vesical intermitente, proporcionando maior conforto ao paciente.
A camada de polímero do cateter, em contato com água, torna-o deslizante, o que facilita a entrada e mantém lubrificada toda a uretra, proporciona menor fricção ou trauma uretral e reduz os índices de complicações, sendo as mais recorrentes as infecções de repetição, o sangramento persistente, a infecção de trato urinário.
O novo cateter já vem com um gel, o antigo, além de ter um material mais abrasivo, é necessário o uso de uma pomada lubrificante. A troca por este novo cateter vai ajudar muito na autonomia desses pacientes.
Serão contemplados pelo novo atendimento os usuários do SUS, residentes no Distrito Federal, que sejam portadores de necessidades especiais e que já realizam ou realizarão o cateterismo intermitente em qualquer idade e que apresentem ou venham a apresentar uma ou mais das seguintes complicações e ou/condição clínica: sangramento, estenose, infecções de repetição e tetraparesia.
O Ambulatório de Disfunção Miccional do Hospital da Região de Saúde Leste vai funcionar todas as quartas-feiras, no horário da manhã, com atendimento de agenda aberta. (Com informações da SESDF)
Confira onde funciona as unidades que oferecem o serviço: