metropoles.com

Nove anos após ordem judicial, DF libera verba para construir 2 Caps

Verba vai ser direcionada para construção de Caps no Gama e no Recanto das Emas, mas DF ainda precisa entregar 15 unidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geovana Albuquerque/Agência Saúde
Imagem mostra fachada do CAPs do Paranoá - DF tem apenas 100 psiquiatras na rede pública
1 de 1 Imagem mostra fachada do CAPs do Paranoá - DF tem apenas 100 psiquiatras na rede pública - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Nove anos após decisão judicial, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal liberou verbas para a construção de dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um no Gama e outro, infantojuvenil, no Recanto das Emas. O orçamento foi liberado após o DF ser condenado na Justiça, em ação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), ainda em 2015.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) do MP obteve condenação do DF quase dez anos atrás. Depois, em 2018, foi ajuizada ação de cumprimento de sentença. Desde então, o cumprimento da decisão judicial tem sido negociado. O tribunal determinou ao governo a construção de 10 residências terapêuticas e 19 Caps.

Desde então, apenas quatro Caps já foram construídos. A Secretaria de Saúde apresentou o cronograma para construção de outros cinco: Caps AD Guará, Caps AD Taguatinga, Caps I Recanto das Emas, Caps i Ceilândia e Caps III Gama.

Segundo informado pela pasta ao MP, já foi disponibilizado R$ 4.782.391,36 para a licitação da construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), no Setor Hospitalar do Recanto das Emas/DF, e R$ 4.781.378,96 para a construção do Caps III do Gama.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?