metropoles.com

DF: novas vagas para castração gratuita de cães e gatos abrem nesta 4ª

São ofertadas 1.683 vagas para castração gratuita em clínicas veterinárias do Gama, Ceilândia, Vicente Pires, Samambaia e Paranoá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Pexels
Cachorro, cão, focinho, olfato
1 de 1 Cachorro, cão, focinho, olfato - Foto: Reprodução/ Pexels

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) disponibilizou novas vagas para castração gratuita de cães e gatos nesta quarta-feira (1º/2). Por meio do agendamento eletrônico no sistema Agenda DF, o tutor consegue marcar a cirurgia do animal entre 7 e 28 de fevereiro.

Ao todo, são ofertadas 1.683 vagas para atendimentos nas clínicas Coração Peludinho (Gama), Animais Hospital Veterinário (Ceilândia e Vicente Pires), Dr. Juzo (Samambaia) e PetAdote (Paranoá), conforme disponibilidade de cada unidade veterinária.

Para concluir a confirmação da cirurgia, o interessado deverá apresentar o comprovante de agendamento no dia da castração. Também é necessário estar com comprovante de residência e documento de identificação com foto.

O programa é destinado aos tutores maiores de 18 anos e moradores do Distrito Federal. O tutor deve consultar a orientação para cirurgia do animal no site do Brasília Ambiental de acordo com a clínica escolhida.

DF registra aumento de 57% no número de castrações

Para conter a superpopulação de animais nas ruas e o avanço de zoonoses no DF — como a raiva –, o Governo do Distrito Federal (GDF) aumentou em 57% o número de castrações gratuitas de cães e gatos, entre 2019 e 2022.

Ao longo de 2022, o programa gratuito acolheu 13.596 cães e 7.008 gatos, somando machos e fêmeas. Em 2019, foram 9.055 cachorros e 4.016 felinos e felinas.

Segundo o Instituto Brasília Ambiental, em 2023, o governo planeja lançar um edital de chamamento para o credenciamento de clínicas para castração de 20 mil animais ao longo do ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?