Novas doses da vacina para Covid-19 não têm data para serem entregues no DF
Após o governador apontar recebimento para esta quarta-feira, a Secretaria de Saúde informou que não foi sinalizada pelo Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Previstas para chegar ao Distrito Federal nesta quarta-feira (3/2), novas doses da vacina contra Covid-19 não têm data para serem entregues na capital.
Na última sexta-feira (29/1), o governador Ibaneis Rocha havia afirmado que a capital esperava receber mais doses de vacinas contra o coronavírus, nesta quarta. no entanto, a Secretaria de Saúde informou que não foi sinalizada pelo Ministério da Saúde sobre a data do novo envio de doses.
“Assim que a pasta for comunicada, informaremos”, destacou a pasta.
A chegada dos imunizantes reforçará a nova fase na campanha de vacinação, que engloba idosos com 80 anos ou mais. O repasse depende do Ministério da Saúde.
Drive-thru
No total, 59.671 pessoas receberam a primeira dose da vacina que previne a Covid-19 no Distrito Federal. Em visita a um dos pontos de vacinação na segunda-feira (1º/2), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembrou que a população não precisa se desesperar e correr para os postos com medo de a vacina acabar, pois “há doses suficientes para todos os idosos acima de 80 anos. Não precisa aglomerar”.
Além disso, ainda na segunda-feira, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou à Grande Angular que “não vai faltar vacina no DF” para os idosos com mais de 80 anos.
Esse público enfrenta, nesta terça-feira (2/2), fila quilométrica para conseguir atendimento no posto de vacinação drive-thru localizado no Pontão do Lago Sul. É o primeiro dia de aplicação no local.
Antes mesmo das 8h, centenas de carros se alinhavam ao longo da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB). Havia veículos pelo menos até a QL 10. O atendimento, no entanto, não tinha se iniciado até as 8h20, devido a um atraso na entrega de documentação necessária.
No Parque da Cidade, o primeiro dia de vacinação drive-thru também registrou enormes filas. Devido a um problema na logística, as doses da vacina chegaram com quase 40 minutos de atraso.
Apesar da fila que chega a uma extensão de cerca de 2km na Faculdade Unieuro, em Águas Claras, os idosos que aguardam pela primeira dose no local elogiam a organização e o tempo de espera entre 30 minutos e 1h Na instituição, a vacinação ocorre, exclusivamente, por drive-thru.