metropoles.com

Novacap e DER enviam à pasta de Obras situação de pontes e viadutos

Das 11 obras apontadas pelo TCDF como críticas, seis ainda precisam ter processo de licitação homologado ou vencer algum trâmite burocrático

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
1113980-jcruz_edit_24031807622
1 de 1 1113980-jcruz_edit_24031807622 - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Secretaria de Obras recebeu da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) uma análise sobre a situação dos 11 viadutos e pontes identificados pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) como críticos ou com risco de desabamento. O caso foi revelado pelo Metrópoles.

O panorama apontado é que pelo menos seis ainda nem sequer superaram a fase licitatória, trâmite legal exigido em procedimentos públicos para contratação de empresas que realizarão as obras.

Embora os apontamentos da Corte de Contas tenham sido divulgados em 2012 e revisitados em 2018, ao menos seis estruturas precisam de projeto, licitação e lançar edital de contratação. O viaduto do Eixo W sobre a N2 está na lista dos elevados com defeitos graves e necessidade de intervenções imediatas.

De acordo com a Novacap, o projeto de recuperação foi executado e finalizado, mas a licitação foi suspensa. No momento, passa por ajustes para ser republicado. O prazo é ainda no mês de janeiro.

Ainda segundo a Novacap e o DER-DF, estão em processo de homologação da licitação as tesourinhas do Eixo L na 203/204 Sul, da 215/216 Sul e 215/216 Norte; e as do Eixo W na 115/116 Norte. A Ponte Costa e Silva teve projeto de recuperação e reforço do elevado concluído em dezembro de 2018 e, em fevereiro, deve ser lançado o edital de contratação das obras.

Ponte do Bragueto
O relatório repassado à Secretaria de Obras retira a Ponte do Bragueto da lista dos elevados sem manutenção que correm risco de cair. Segundo o DER, o local encontra-se em processo de recuperação, fazendo parte do Trevo de Triagem Norte: “Portanto, as medidas necessárias já foram tomadas”, diz o documento.

Em 19 de dezembro de 2018, o Metrópoles publicou, em primeira mão, o relatório do TCDF que apontava que, das obras analisadas pela Corte, oito apresentavam risco de desabamento. Todas estavam no relatório de 2012. A Ponte do Bragueto também.

Na ocasião, verificou-se que, 11 meses após a queda do viaduto sobre a Galeria dos Estados, no Eixão Sul, o GDF continuava tratando com descaso a manutenção de pontes e viadutos na capital.

O resultado desta nova análise foi devastador: apenas três construções de um total de 11 pontes e viadutos haviam passado por reformas. Os outros ainda corriam o risco de ruir.

Veja o quadro apontado:

A Ponte das Garças também teve justificativa feita pela Novacap. De acordo com a companhia, foram feitos reparos das regiões mais críticas, que eram as lajes de ligação dos dois tabuleiros e o reparo do guarda-corpos.

“Existe a necessidade de recuperação da infraestrutura, entretanto não foi avaliada como necessidade imediata”, diz o documento.  A elaboração do projeto de recuperação da ponte será feito entre 2020 e 2021, quando o elevado passará por reparos junto com as pontes Costa e Silva e JK, ressalta o órgão.

O viaduto sobre a Galeria dos Estados está em obras para a recuperação após desabamento em 6 de fevereiro de 2018. Os elevados da DF-002, sobre a via S2 e na saída do Buraco do Tatu já receberam reparos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?