metropoles.com

Contra furtos e danos, Novacap instala 500 bocas de lobo de plástico

Feitas de material leve, mais resistente e mais barato, novas bocas de lobo serão instaladas em locais de circulação de veículos pesados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Novacap/Reprodução
Foto colorida de homem com uniforme levantando uma grade de boca-de-lobo azul
1 de 1 Foto colorida de homem com uniforme levantando uma grade de boca-de-lobo azul - Foto: Novacap/Reprodução

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) começou, nesta quinta-feira (25/04), a instalar 500 novas bocas de lobo de plástico em vias do Distrito Federal. As peças serão implantadas em substituição às antigas, feitas de ferro e que estavam quebradas, danificadas ou tinham sido furtadas.

Segundo a Novacap, além de resistentes e leves, as novas grades permitem uma instalação rápida e de custo baixo. Outra vantagem é que, por não terem valor de venda, não serão alvo de ladrões.

De acordo com a empresa, apenas em 2023, cerca de 2 mil bocas de lobo precisaram ser reparadas, sendo que pelo menos 90% delas foram furtadas, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 2,1 milhões.

“A grelha ecológica articulada, como é oficialmente chamada, é feita de plástico não reciclável e mais durável. Dessa forma, não desperta interesse comercial”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Além disso, esse material é sustentável e não agride o meio ambiente, pois não enferruja como as tradicionais grades de ferro”, completa.

Segundo a empresa, cada uma das peças pesa 20 kg e consegue suportar até 20 toneladas (mais que o peso de um caminhão) sem sofrer danos. Entre as vantagens, a grade também precisa de menos profissionais para instalá-la e é mais durável, além de ter um custo de produção menor.

As primeiras bocas de lobo começaram a ser implantadas onde há grande fluxo de veículos pesados, pelo peso que são capazes de suportar, e em locais ermos ou pouco movimentados, onde há maior incidência de roubos e furtos.

A expectativa é de que haja economia em relação à troca e manutenção das grelhas. Caso a tese se confirme, a companhia pretende investir em novas levas do produto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?