Novacap apresentará relatório sobre tesourinhas até início de abril
Companhia fez vistoria em tesourinhas das Asas Sul e Norte neste sábado (24/3) e vai apontar necessidades de revitalização
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal apresentará em 15 dias um relatório sobre os reparos necessários em tesourinhas da capital a fim de manter a segurança dos moradores. Neste sábado (24/3), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vistoriou os viadutos dos eixos L e W das quadras 3/4 e 15/16 da Asa Sul e os da 15/16 da Asa Norte. A partir da análise, produzirá os documentos com as conclusões.
Os cuidados ocorrem quase dois meses após desabar um viaduto no Eixão Sul, na altura da Galeria dos Estados, por falta de manutenção. Os três elevados inspecionados neste sábado fazem parte de uma lista elaborada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) com pelo menos 13 edificações que precisariam de reparos para manter as estruturas seguras.De acordo com a Novacap, a partir dos dados coletados, serão feitos projetos de revitalização dos espaços. A previsão é que eles estejam concluídos e aptos para licitar em 70 dias.
“A ideia é retomar a altura original dos viadutos, que é de quatro metros. Ao longo do tempo, com recapeamentos, o gabarito original de altura ficou prejudicado”, explicou o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.
Mudanças
Parte da reforma, como reparos em guarda-corpos, será executada diretamente pela autarquia, e a outra parte por obra contratada.
Outra medida será a sinalização indicativa de altura de todas as estruturas. O objetivo é realizar levantamento de todos os viadutos dos eixos L e W. “É importante para que a Novacap defina o cronograma de ação em cada um”, avalia Menegotto.
A Novacap também solicitará ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-DF) uma mudança no modelo de guarda-corpo dos locais, alterando o material de concreto para metal. (Com informações da Agência Brasília)