metropoles.com

Nova vacina anticovid é aplicada no DF nesta 4ª. Veja onde se vacinar

Veja grupos prioritários que poderão receber o imunizante. É necessário levar documento de identidade com foto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomaz Silva/Agência Brasil
foto colorida de mulher tatuada (pessoa é vista de costas) sendo vacinada contra a gripe - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de mulher tatuada (pessoa é vista de costas) sendo vacinada contra a gripe - Metrópoles - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A aplicação da nova dose da vacina contra Covid começa nesta quarta-feira (15/5) em todo o Distrito Federal. Ao todo, serão disponibilizadas 32,8 mil doses da vacina em 60 endereços por todo o DF.

Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), os imunizantes serão aplicados em primeira dose às crianças menores de cinco anos de idades, e como dose de reforço a pessoas de grupos prioritários. Confira quem pode tomar a nova dose da vacina da Covid-19 aqui.

Para receber o imunizante, é necessário levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação. Pessoas dos grupos prioritários precisam ainda levar laudos médicos ou comprovantes das atividades profissionais previstas, conforme o caso.

A dose da SpikeVax, da fabricante Moderna, pode ser administrada juntamente com outras vacinas, exceto a da dengue. Na prática, é possível atualizar diversos esquemas vacinais simultaneamente, incluindo, por exemplo, a vacina contra a gripe (influenza), tétano, febre amarela etc., sempre de acordo com o calendário vacinal.

Ainda segundo a SES-DF, outra vantagem do novo imunizante é trazer proteção contra as variantes mais recentes e suas sublinhagens (VOI JN.1 e a VOI XBB 1.5). As vacinas da Moderna foram adiquiridas este ano pelo Ministério da Saúde. No total, a pasta federal comprou 12,5 milhões de doses que foram distribuídas ao estados.

Independentemente do número de doses prévias contra a covid-19, os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários devem tomar uma dose ao ano da SpikeVax.

No caso de pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes/puérperas, a orientação é receber uma dose a cada seis meses. Quem estiver nessas três condições e tiver tomado a vacina Pfizer Bivalente em 2024 deve retornar três meses após a dose aplicada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?