Nova sinalização permite que ciclista atravesse a Ponte JK pedalando
Antiga placa pedia que ciclistas desembarcassem da bicicleta e atravessassem a ponte a pé, empurrando a bike
atualizado
Compartilhar notícia
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) substituiu, nesta terça-feira (8/6), a placa de sinalização de ciclistas e pedestres na ponte JK. Agora, por determinação do diretor geral do Detran, Zélio Maia, ciclistas poderão fazer a travessia da ponte pedalando.
A sinalização antiga pedia que o ciclista desembarcasse da bicicleta e atravessasse a ponte como pedestre, por 1 km. “Hoje estão formalizando o que já acontece normalmente. Era inviável atravessar a ponte inteira a pé empurrando a bicicleta. Agora fica mais fácil, tranquilo e seguro”, comemorou o aposentado e ciclista, Sérgio Albuquerque.
Ao Metrópoles, Zélio Maia revelou que a necessidade de fazer essa troca na travessia da ponte era urgente, já que muitos ciclistas não obedeciam a regra. A placa nova sinaliza que os pedestres dividirão o mesmo espaço da travessia com as bicicletas. “Motoristas, ciclistas e pedestres vão compartilhar a ponte. Um cuidando do outro. O maior sempre cuida do menor”, alertou o diretor.
Para a coordenadora geral da ONG Rodas da Paz, Renata Aragão, a nova sinalização é uma mudança de cultura para a convivência em harmonia de todos que estão nas ruas. “Podemos comemorar essa conquista importante para a segurança de todos”, contou.
* Com informações de Afonso Morais, o bike repórter da Metrópoles FM