Nova fase de obras na W3 Sul começa nesta 2ª. Investimento é de R$ 24,8 mi
As quadras 509, 510, 511 e 512 Sul já foram entregues no ano passado. Agora, serão reformadas as quadras que vão da 502 à 508 e da 513 à 516
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) dará início, neste mês de janeiro, a uma nova fase de obras na W3 Sul. As quadras 509, 510, 511 e 512 Sul já foram entregues no ano passado. Agora, com recursos da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), serão reformadas as quadras que vão da 502 à 508 e da 513 à 516.
O projeto de requalificação da W3 Sul conta com investimento de R$ 24,8 milhões e tem previsão de gerar 800 empregos. Nesta nova leva de obras, o pontapé será dado nas quadras 515 e 516 Sul, a partir desta segunda-feira (4/1).
Segundo o GDF, o trabalho na W3 consiste na melhoria do sistema viário e no fluxo de pedestres, com acessibilidade. Os serviços em toda a avenida incluem a reforma dos estacionamentos, o nivelamento das calçadas com piso tátil e rampas, arborização e paisagismo, a reforma dos becos entre os blocos, pintura, sinalização horizontal e troca da iluminação.
As novas calçadas, que já podem ser utilizadas entre a 509 e a 512 Sul, têm o objetivo de estimular o fluxo de pedestres pela quadra. Os passeios têm largura mínima de 1,2 metros na W2 Sul e de 2 metros na W3 Sul. Além de mais amplas, as calçadas voltadas à avenida foram divididas em três faixas, visando entregar mais conforto à população.
O projeto
Além do financiamento da Terracap, as intervenções na W3 Sul são resultado de um trabalho conjunto de diversos órgãos, como Secretaria de Obras, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Secretaria de Governo (Segov), Companhia Energética de Brasília (CEB) e Departamento de Trânsito do DF (Detran).
A Secretaria de Obras executa os serviços. A Seduh, por sua vez, elaborou o projeto de melhoria da avenida, atendendo a demanda de um perfil amplo de usuários da quadra, desde pedestres a condutores de automóveis.
Sobre os estacionamentos, a Seduh previu a organização das vagas por meio da colocação de piso intertravado e a demarcação das vagas, inclusive para motos, idosos, pessoas com deficiência e nas áreas de carga e descarga. O redesenho da área pública também foi fundamental para renovar o aspecto geral da quadra.
A cargo da CEB, a iluminação pública foi substituída por lâmpadas de LED, mais modernas, econômicas e que trazem maior sensação de segurança. A Novacap colabora com obras complementares, como a reforma de pavimentos, o plantio de grama, a poda de árvores, entre outras. Já o Detran cuida de toda a sinalização, essencial aos pedestres e condutores.
Com informações da Agência Brasília