metropoles.com

Noroeste: Terracap faz acordo com índios e libera trecho para W9

No total, 16 famílias das tribos Kariri-Xocó e Tuxá serão transferidas. Seis grupos de outra etnia, contudo, ainda não concluíram o acerto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Terracap
Indígenas3
1 de 1 Indígenas3 - Foto: Divulgação/Terracap

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) emplacou mais um acordo com comunidades indígenas moradoras do Noroeste. Na sexta-feira (18/10/2019), o órgão concluiu o trâmite necessário a fim de iniciar a transferência de 16 famílias das tribos Kariri-Xocó e Tuxá para uma área de 14 hectares no mesmo bairro. Entretanto, seis grupos da etnia Fulni-ô Tapuya ainda não aceitaram os termos da agência.

Com a combinação, a previsão é de que a Terracap termine a Via W9. O acesso permite tráfego entre o Setor de Transporte Norte (STN) e a DF-040, nas proximidades do Setor de Recreação Pública Norte (SRPN). Das 16 famílias, oito ocupam exatamente o caminho da W9. Elas serão transferidas para o novo terreno em construções provisórias, mas com infraestrutura, segundo a agência.

“Depois que deslocá-las, a Terracap concluirá a W9 ao mesmo tempo que fará a estrutura da futura reserva. Depois disso, as outras oito famílias serão transferidas com as que estavam em locais provisórios”, disse o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim.

“Essa saída conciliatória acabou sendo mais interessante para as partes e é um passo importante para permitir a consolidação do bairro Noroeste”, emendou.

Ministério Público

Em 29 de junho de 2018, a Terracap assinou acordo proposto pelo Ministério Público Federal (MPF) com demarcação de 32 hectares para atender quatro famílias da etnia Fulni-ô Tapuya. Porém, seis outros grupos ficaram de fora porque queriam indenização em dinheiro e não aceitaram os termos negociados, segundo Mundim.

As famílias que ainda estão em negociação não ocupam área do traçado da W9. Com a negativa para um acordo, o assunto não está mais sob a responsabilidade da Terracap. “O caso é tratado em nível de Ministério Público Federal e Comitê de Gestão Integrada do Território, formado por diversos secretários e conduzido pelo chefe da Casa Civil. Tem ocorrido reuniões no MPF para tentar resolver esse impasse”, pontuou Mundim.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?