Noite cai no DF com muita fumaça no ar. Veja imagens
Céu do DF passou dia com concentração de partículas de fuligem em razão da chegada de fumaça oriunda de incêndios em outros locais do país
atualizado
Compartilhar notícia
Uma névoa de fumaça oriunda de incêndios em diversos locais do país encobriu o céu do Distrito Federal durante todo o domingo (25/8).
De acordo com o CBMDF, a densa fumaça é consequência dos incêndios que ocorreram ao longo da semana e também pode ser decorrente de condições climáticas que dificultam a dispersão.
Sem chuvas há mais de 100 dias, a capital federal também registra uma seca severa.
Veja imagens do domingo esfumaçado na capital:
O Corpo de Bombeiros disse que, nas últimas 24 horas, registrou 93 ocorrências de incêndios florestais em território brasiliense, mas as chamas foram controladas.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), também falou sobre o fenômeno neste domingo. O emedebista disse que o período de seca e calor aumenta o risco de incêndios e pediu ajuda da população para evitar queimadas.
“Nossa equipe está preparada para agir rapidamente, mas a colaboração da população é essencial. Evite fogueiras em locais não permitidos e descarte materiais inflamáveis corretamente”, afirmou Ibaneis.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, explicou que a névoa de fumaça no DF é ocasionada pelos incêndios no Entorno e, também, pela fumaça vinda de outras regiões.
“Nossa equipe técnica está fazendo avaliações. Tem correntes de ar que trazem fumaça. Temos fogo no Pantanal e na Amazônia. Se não tivéssemos nos preparado desde 2023, estaríamos numa situação muito mais difícil. O que temos aqui é um governo que já tem uma sala de situação, com medidas já tomadas, mudança de legislação, crédito extraordinário pro reforço das equipes em campo e abordagem transversal. São mais de 20 ministérios coordenados pela Casa Civil”, esclareceu Marina.
Até o momento, em 2024, o Distrito Federal já registrou mais de 2,3 mil incêndios florestais, com uma área total de 3,4 mil hectares consumida pelo fogo.
Cuidados
Segundo o CBMDF, os cidadãos devem evitar atividade física quando houver baixa umidade e comprometimento do ar atmosférico. A corporação também orienta a hidratação contínua ao longo do dia.
Para aliviar o clima seco, a dica é manter o ambiente familiar umedecido com toalhas molhadas.