No Hospital de Base do DF, vacinação contra Covid-19 começa nesta quarta
Atraso vai ocorrer por causa da entrega da vacina. A unidade de saúde só receberá as doses hoje à noite
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de a programação inicial da Secretaria de Saúde indicar o início da vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (19/1) nas 16 unidades que receberam doses da Coronavac, o Hospital de Base do Distrito Federal começará apenas na quarta-feira (20/1), uma vez que os suprimentos só chegarão à maior unidade de saúde da capital no período da noite. O atraso ocorreu apenas no Base, segundo o GDF.
Na manhã desta terça, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência para o tratamento do novo coronavírus, foi vacinada a primeira servidora da capital: Lídia Rodrigues Dantas, 31 anos. Ela é enfermeira e trabalha no box de emergência do pronto-socorro da Clínica Médica da unidade.
Lídia esteve à frente no combate contra a Covid-19 desde o início da pandemia. Além dela, foram vacinados a técnica de enfermagem Carina de Jesus Silva, a fisioterapeuta Ana Paula Barbosa Pereira, a médica Juliana Bento da Cunha, a auxiliar de limpeza Narcisa Trajano de Araújo e o vigilante Pedro Teodoro. Todos eles trabalham no Hran.
Na oportunidade, Lídia agradeceu à equipe do Hran e disse que a vacinação traz “esperança”. “Ainda estou sem acreditar, mas estou emocionada e feliz por ser a primeira vacinada e grata à oportunidade”, disse a primeira servidora vacinada no DF.
Após a solenidade na área externa, serão imunizados dentro do hospital todos os profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus e que estão no plantão nesta terça no Hran.
Além dela, na solenidade que marcou o início da imunização no DF, outras cinco pessoas foram vacinadas na área externa do Hran. A vacinação começou em 15 unidades de saúde da rede pública.
Inicialmente, a previsão era de que viriam 105.960 doses à capital. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, chegaram 200 a mais. Portanto, o DF soma 106.160 doses da vacina Coronavac, que vão imunizar 53.080 pessoas. A vacina foi feita em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e o secretário de Saúde, Osnei Okumkto, estiveram no Hran nesta manhã.