metropoles.com

No feriado, pacientes ficam sem atendimento na UPA de Ceilândia. Veja vídeo

Nas imagens, profissional de saúde informa pacientes sobre a interrupção de consultas, inclusive para casos graves, devido a falta de médico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Vídeo
Pacientes em UPA
1 de 1 Pacientes em UPA - Foto: Reprodução/Vídeo

Um vídeo divulgado nas redes sociais nesse domingo (27/12) mostra um profissional de saúde informando pacientes sobre a falta de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia. De acordo com ele, “todo atendimento, inclusive amarelo, laranja e vermelho” havia sido interrompido devido a falta de médicos no local.

A UPA deve prestar o primeiro atendimento aos casos emergenciais, realizando a investigação diagnóstica inicial, para definir a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares. No local, porém, o profissional diz que consegue apenas realizar a triagem, mas que não tem previsão da retomada das consultas. Em seguida, ele orienta os pacientes a procurarem os hospitais de Samambaia ou Taguatinga.

Confira, a seguir, a publicação:

Após a divulgação do caso, o deputado distrital Leandro Grass (Rede) fez uma publicação no Twitter, nesta segunda-feira (28/12) comentando os problemas na área da Saúde do Distrito Federal. “Estamos terminando o ano e os problemas de saúde só se agravam”, criticou.

Veja:

O que diz o Iges-DF

Procurado pelo Metrópoles, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que administra a UPA, confirmou a falta de atendimento nesse domingo na unidade. Em nota, a entidade informou que “ocorreu um desfalque de última hora na equipe médica”.

“Um dos profissionais escalados avisou sobre a necessidade de tirar licença médica poucas horas antes do plantão, inviabilizando a substituição. Essa situação, excepcional, já foi normalizada na manhã de hoje (28/12) e a unidade está com quatro médicos atendendo a população”, disse.

Ainda conforme o Iges-DF, a unidade está com 23 pacientes entre internados e em observação em suas dependências. Desses, quatro pacientes graves estão na sala vermelha, um está no isolamento, dez estão na sala amarela e oito na ala verde.

“O atendimento está sendo feito de acordo com a gravidade do paciente, sendo que a orientação para aqueles com classificação verde é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que são os antigos centros e postos de saúde”, informou.

“Esclarecemos que o sistema de saúde do DF tem algumas características como, por exemplo, a de que o paciente com classificação verde deve ser atendido na UBS mais próxima de sua casa, justamente para não causar superlotação em unidades destinadas a pacientes com classificação de risco mais grave”, destacou o instituto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?