metropoles.com

No Eixão, PT lança pré-candidatura de Lula à Presidência

Em coro, os militantes gritavam palavras de ordem como: “Lula presidente. Brasil, urgente!”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isadora Teixeira/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Isadora Teixeira/Metrópoles

Em Brasília, o ato unificado de lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República ocorreu no Eixão, na altura da 102 Sul, na tarde deste domingo (27/5). A deputada federal e presidente do PT-DF, Erika Kokay, declarou que o objetivo é reforçar a presença de Lula, que está preso em Curitiba (PR), na corrida eleitoral.

“Eles querem que a candidatura de Lula saia das páginas dos jornais, da mente e do coração do povo brasileiro. Mas não vamos permitir”, disse. Em coro, os militantes gritavam palavras de ordem como: “Lula presidente. Brasil, urgente”. Os petistas ainda aproveitaram para criticar a crise em torno da greve dos caminhoneiros. Com apoio de instrumentos musicais, entoaram o verso: “Bate panela, pode bater. Quero ver você abastecer”.

Além do Plano Piloto, o partido lançou o nome do ex-presidente como pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto no Paranoá, Itapoã, Recanto das Emas, Águas Claras, Santa Maria, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Cruzeiro, Samambaia, Guará, Sobradinho e Candangolândia. Segundo os organizadores, mil militantes foram às ruas neste domingo — 500 no ato unificado.

Mesmo não sendo filiada ao PT, a cantora Maria Sabina, 35 anos, esteve no ato. A vocalista da banda Maria Sabina & a Pêia e uma das autoras da marchinha Presidente Despirocado, do Pacotão, diz apoiar a pré-candidatura de Lula pelo fato de ele ter “garantido distribuição de renda e inclusão” quando foi chefe do Executivo. “Eu entendo que o governo do PT não foi do jeito que a esquerda gostaria, mas trouxe avanços para a população”, ponderou.

O poeta, escritor e radialista José Sóter, 64, conhecido como Sóter, acredita que a prisão não é um impedimento para Lula participar das eleições. “Pode acontecer do TSE aprovar um dispositivo impedindo que ele seja candidato. Mas isso é oportunismo eleitoral”, afirmou, em referência à discussão da Corte, na próxima terça-feira (29), sobre a candidatura de réu condenado.

2 imagens
Militantes se reuniram no Eixão, no Plano Piloto, neste domingo (27). Atos também foram realizados em outras regiões administrativas
1 de 2

Maria Sabina e Sóter estiveram no ato de lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República

Isadora Teixeira/Metrópoles
2 de 2

Militantes se reuniram no Eixão, no Plano Piloto, neste domingo (27). Atos também foram realizados em outras regiões administrativas

Isadora Teixeira/Metrópoles

Além de Erika Kokay, estiveram presentes nomes conhecidos pelos brasilienses, como o pré-candidato ao GDF Afonso Magalhães e os deputados distritais Wasny de Roure e Chico Vigilante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?